Mente aberta vs mente fechada: 8 diferenças

Olá, senhores, @pedronog na área! Hoje eu quero fazer uma pergunta a cada um de vocês, sobre um tema fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal: você se considera uma pessoa de mente aberta ou de mente fechada?

As vantagens de estar no primeiro grupo são enormes, pois isso proporciona um progresso contínuo em nossas vidas, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional. Quando você tem uma mente aberta, está sempre descobrindo coisas novas, aprendendo com os erros do passado e expandindo os seus horizontes.

Pessoas de mente fechada, por outro lado, tendem a ficar estagnadas com o passar do tempo, pois não estão dispostas a rever certas ideias e opiniões, mesmo que elas estejam equivocadas.

Abaixo, eu fiz um comparativo em 8 pontos que diferenciam as pessoas de mente aberta e de mente fechada. Um detalhe importante? Para ter uma mente aberta, não basta você apenas estar disposto a expandir o seu conhecimento, é preciso buscar ativamente essa expansão.

MENTE ABERTA

  1. Faz cursos para aprender com especialistas;
  2. Gosta de debater para ter suas ideias desafiadas;
  3. livros para adquirir conhecimento;
  4. Usa dados e fontes ao formular as suas opiniões;
  5. Adora desafios;
  6. Muda de ideia de acordo com novos fatos adquiridos;
  7. Aceita críticas construtivas;
  8. Busca soluções para os obstáculos.

MENTE FECHADA

  1. Diz que não tem tempo para estudar;
  2. Evita os debates a qualquer custo;
  3. Acha que livros são uma perda de tempo;
  4. Formula opiniões sem estudar o assunto;
  5. Odeia desafios;
  6. Desqualifica fatos que vão contra suas crenças;
  7. Detesta feedbacks;
  8. Fica lamentando por causa dos problemas.

E aí, com qual grupo você se identificou? Se foi com o primeiro, ótimo! Se foi com o segundo, não fique desanimado: para abrir a mente, basta adotar certas mudanças no mindset. Vou compartilhar abaixo algumas matérias que podem ajudá-lo nessa transformação:

mente aberta mente fechada