metro

Metrô: qual cidade tem a linha mais antiga do mundo?

Ele é bem mais antigo que parece: em 10 de janeiro de 1863, o sistema metroviário de Londres foi inaugurado. Conhecido como The Tube (ou “o tubo”, em português), o metrô foi construído como uma alternativa para evitar congestionamentos na região central da cidade.

De acordo com o Museu do Transporte de Londres, sua primeira linha tinha somente 6 km de extensão, entre Paddington e Farringdon. Ao todo, o metrô tinha 7 estações, que eram percorridas por locomotivas a vapor. No seu primeiro dia, cerca de 30 mil pessoas utilizaram o transporte.

O que parecia ser somente uma segunda via às charretes tornou-se uma das maiores referências de mobilidade urbana no mundo. Após 158 anos do início das operações, mais de 5 milhões de pessoas usam o transporte para se locomover por Londres. 

Com suas 11 linhas e 270 estações, ele tem um trajeto total de 463 km, ficando atrás somente de Xangai (659 km), Pequim (590 km) e Seul (466 km), segundo dados da UITP (Associação Internacional do Transporte Público).

No Brasil, o metrô mais antigo que temos é o de São Paulo. No dia 14 de setembro de 1974, o trecho Jabaquara – Vila Mariana foi inaugurado. Hoje, ele possui 101 km de extensão e 89 estações, sendo também o maior do país.

Leituras complementares

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também: