Como identificar uma pessoa narcisista em 6 sinais

A pior forma de companhia é a pessoa que só fala e não ouve, como já dissemos aqui no El Hombre. Esse é um traço clássico do narcisista, que tem uma adoração enorme por si próprio e acredita que o mundo gira ao seu redor.

Essa palavra vem do mito grego de Narciso, um jovem bonitão apaixonado por sua própria imagem, que passava o dia inteiro olhando a si mesmo pelo reflexo num rio.

As pessoas narcisistas são bastante tóxicas e drenam a energia de todos ao seu redor, com sua egolatria desenfreada. Por isso reunimos os 6 sinais para identificar um narcisista, segundo uma psicóloga de Harvard.

Em cada um dos itens, você deve dar uma nota de 0 a 5 para a pessoa, sendo que 0 significa “não faz nunca” e 5 significa “faz sempre”.

SINAL #1: SÓ EU SEI DAS COISAS

✔️ A pessoa nunca ouve ninguém? Acha ela é a única pessoa inteligente do mundo? E todos os outros que opinam nas conversas estão apenas atrapalhando?

SINAL #2: APENAS EU IMPORTO

✔️ A pessoa só quer falar dela? Suas conquistas, seus problemas, seus planos? E sempre que alguém vai falar de si ela fica desinteressada?

SINAL #3: REGRAS NÃO SE APLICAM A MIM

✔️ A pessoa acha que pode fazer o que quiser porque é especial? Trair, dirigir alcoolizada, sonegar impostos? As regras se aplicam apenas aos outros, porque ela está acima disso tudo?

SINAL #4: TUDO É UMA CRÍTICA A MIM

✔️ A pessoa acha que qualquer reclamação é uma crítica a ela? E interpreta todos comentários negativos, sobre qualquer assunto, como um ataque pessoal indireto?

SINAL #5: EU NÃO PEÇO DESCULPAS

✔️ A pessoa nunca pede desculpas ou admite culpa de nada? Acredita que nunca erra? Acha que está acima das falhas?

SINAL #6: A CULPA É SEMPRE DOS OUTROS

✔️ A pessoa acha que tudo de errado que acontece em sua vida é culpa dos outros? Ela é sempre a vítima? Responsabiliza os outros por seus problemas?

Um placar abaixo de 10 é o ideal, mas se chegar até 17 está aceitável. Acima de 18 é um sinal de vaidade exagerada, que precisa ser controlada. Agora, se bater 24 ou mais, a pessoa pode ser considerada narcisista de fato. É preciso terapia para resolver.

VÍDEO EM DESTAQUE