fbpx
caçavam

O mito de que os homens caçavam, enquanto as mulheres ficavam em casa, está completamente errado, segundo a ciência

Contrariando a crença popular, uma análise recente de sociedades coletoras ao redor do mundo revelou que as mulheres participam ativamente da caça em grande parte dessas comunidades. Em 80% das sociedades analisadas, as mulheres são também caçadoras, assim como os homens.

Cara Wall-Scheffler, da Universidade de Washington em Seattle, diz que essas descobertas são representativas de todas as sociedades coletoras, passadas e presentes. “Temos quase 150 anos de estudos etnográficos amostrados, em todos os continentes e com mais de uma cultura de cada continente, então conseguimos uma boa amostra do que as pessoas fazem ao redor do mundo”, diz ela.

A Caça Feminina na História

Já havia evidências crescentes de que as mulheres caçavam em muitas culturas no passado. Por exemplo, de 27 indivíduos encontrados enterrados com armas de caça nas Américas, quase metade eram mulheres, segundo um estudo de 2020. No entanto, os pesquisadores tinham relutado em concluir que essas mulheres eram caçadoras.

“Existe um paradigma de que os homens são caçadores e as mulheres não são, e esse paradigma influencia a interpretação dos dados”, diz Wall-Scheffler. Sua equipe analisou um banco de dados chamado D-PLACE, que possui registros de mais de 1400 sociedades humanas em todo o mundo feitos nos últimos 150 anos. Havia dados sobre caça de 63 das sociedades coletoras registradas e, destas, 50 descreviam mulheres caçando.

Estratégias de Caça Feminina

A análise descobriu que as estratégias de caça das mulheres são mais flexíveis do que as dos homens. “As mulheres usam uma gama mais ampla de ferramentas quando vão caçar, elas saem com uma variedade maior de pessoas”, diz Wall-Scheffler.

Elas podem caçar sozinhas, com um parceiro masculino, com outras mulheres e até mesmo com crianças ou cães, por exemplo. Apesar do arco e flecha ser mais comumente usado por caçadoras ao redor do mundo, as mulheres também usavam facas, redes, lanças, machados e mais.

Em face dessas descobertas, é evidente que a noção popular de que apenas os homens caçam é um mito que precisa ser desmantelado. As mulheres têm desempenhado um papel ativo na caça em diversas sociedades ao longo da história, demonstrando habilidades e estratégias de caça notáveis.

É essencial que reconheçamos e valorizemos a contribuição das mulheres para a subsistência de suas comunidades, desafiando estereótipos de gênero e redefinindo nossa compreensão das dinâmicas de gênero nas sociedades coletoras.

Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.