fbpx
Hyundai Creta Ultimate

O que mais gostei no Hyundai Creta Ultimate depois de ficar 1 semana com ele

Pedro Nogueira Editor-Chefe

O Hyundai Creta é um dos carros preferidos do brasileiro. Saiu ontem o ranking dos veículos mais vendidos no país, em fevereiro de 2023, e ele ficou em 1º lugar na disputada categorias dos SUVs, com 4.606 unidades comercializadas. Um sinal indiscutível de que a nova geração do Creta, que estreou em 2022 aqui no Brasil, agradou o público.

Mas afinal, qual seria o segredo desse sucesso? Decidi passar uma semana com ele para descobrir a resposta. Peguei a versão Ultimate 2023, a top de linha da família. Além dela há outras cinco, com os preços variando entre R$ 128 mil e R$ 172 mil. Exceto pelo Ultimate, que tem motor 2.0 16V Flex, os outros modelos vêm com motorização 1.0 TGDI 12V Flex, todos com câmbio automático de 6 marchas.

DESIGN FUTURÍSTICO & LUXUOSO

As linhas agressivas, com a ampla grade frontal, dão um toque luxuoso ao design do carro

O primeiro detalhe que chama a atenção no novo Creta é o seu design com toque futurístico, por conta especialmente das lanternas traseiras, que parecem saídas de um jato. As rodas também dão essa sensação. Quando você observa a frente do carro, porém, a impressão é outra: sua grade frontal transmite luxo e sofisticação. Essa união entre tecnologia e luxo, portanto, foi o que esperei ao entrar no carro. E foi exatamente o que encontrei.

Tanto o acabamento interno, quanto o conforto, são impecáveis. Achei lindo o couro bicolor dos bancos, seguindo a proposta externa do carro, em que há um leve contraste entre as partes superior e inferior da carroceria. A central multimídia também chama a atenção, com suas 10,25 polegadas, lembrando um iPad. Um pouco ao lado, o painel digital colorido de 7 polegadas reforça ainda mais esse lado tecnológico do Creta Ultimate.

As lanternas traseiras trazem um ar futurístico ao novo Creta

Ainda sobre conforto, é uma delícia dirigir o Creta com seu teto solar panorâmico aberto, que chega até a traseira do carro. Um detalhe que eu não esperava — mas que agradou bastante — foi o sistema de ventilação no banco do motorista. Adorei sair do parque Vila Lobos, numa tarde quente de sábado, e me refrescar com essa funcionalidade. Quanto ao espaço interno, ele é abundante, tanto para o piloto e os passageiros, quanto no porta-malas.

TECNOLOGIAS ULTRA-MODERNAS

Quem gosta de velocidade ficará feliz em saber que o motor 2.0 de até 167cv (etanol) ou 157cv (gasolina) do Creta Ultimate não te deixa na mão quando você pisa mais fundo no acelerador. A resposta do motor é rápida e eficiente, com torque de 20,6 kgfm (etanol) e 19,2 kgfm (gasolina) a 4.700 rpm.

Além de ser muito espaço, o acabamento do carro é impecável

Mas o que mais impressiona no Creta Ultimate é a já mencionada tecnologia dele. Ele tem assistente de permanência em faixas; câmera de ré com linhas dinâmicas; controle de velocidade adaptativo; câmera para monitoramento de ponto cego; detector de fadiga; monitoramento de pressão dos pneus; seleção do modo de direção; sistema de frenagem autônomo; farol alto adaptativo; e mais tantos outros dispositivos que mal consegui testar todos durante uma semana.

O maior destaque, porém, deixei para o final: uma Smart Câmera 360º que exibe na central multimídia uma visão panorâmica do carro, como se houvesse um drone filmando ele por cima. Todo mundo que entrou no carro, ao longo desta semana, ficou perplexo com essa tecnologia. Parece até um jogo de videogame quando você vê o carro se movendo na tela, capturando tudo que está ao seu lado.

A Smart Câmera 360º permite ver o Creta como se houvesse um drone acima dele

Por fim, você ainda consegue fazer do seu smartphone uma extensão do carro, por meio do Hyundai Bluelink. Este é um aplicativo que permite a você, entre outras coisas, climatizar o ar-condicionado antes de chegar nele, acessar a Smart Câmera 360º, encontrar o seu veículo por GPS e fazer um diagnóstico do estado do veículo.

Depois de ver isso tudo, dá para entender porque o novo Creta tem feito tanto sucesso aqui no Brasil, né? ■

É uma delícia dirigir o carro com seu teto panorâmico aberto