Você já deve ter reparado que sentimos um pico de dor entre 24 e 48 horas depois de fazer musculação. 🏋️‍♂️ Mas você sabe a razão disso acontecer?

Quando treinamos, a contração dos exercícios causa micro-lesões nas fibras musculares. Esse desgaste estimula a hipertrofia do músculo. 💪 Ele se adapta, cresce e melhora para aguentar com mais eficiência a carga no próximo treino.

Esse processo proporciona micro-inflamações no músculo, por isso sentimos dor tardia entre um e dois dias após malhar. Pode ser até um pouco mais, dependente do treino.

COMO SE RECUPERAR MAIS RÁPIDO

Para se recuperar mais rapidamente dessa dor, o segredo é descansar bem, se hidratar e manter uma alimentação saudável. 😴🍎

Com o tempo, a tendência é que essa dores fiquem mais suaves. Você vai senti-las mais frequentemente nas primeiras semanas de musculação.

Mas fica aqui um alerta: se a dor for insuportável, talvez você tenha cometido algum erro na execução dos movimentos. ⛔️ Converse com um instrutor da academia e, se necessário, vá ao médico caso haja suspeita de lesão.