Como evitar o hábito de procrastinar? 5 dicas arrasadoras

Como evitar o hábito de procrastinar? Essa é uma reflexão fundamental para quem deseja ser mais produtivo. A procrastinação ocorre quando deixamos para depois uma tarefa importante — sem que haja uma boa razão para isso — em benefício de alguma atividade recreativa. Exemplo? Ficar na Netflix ou no Instagram em vez de terminar um projeto do trabalho. E nem precisa dizer o quanto isso atrasa a nossa vida, né?

POR QUE PROCRASTINAMOS?

Para lidar com esse problema, o primeiro passo é entender o motivo por trás da procrastinação. Segundo a ciência, existem dois fatores essenciais que desencadeiam o ato de procrastinar:

➤ BUSCA PELO PRAZER IMEDIATO: O primeiro fator diz respeito ao sistema límbico, que é conectado com a parte cerebral que controla o prazer. Esse sistema tem o defeito de apenas ligar para prazeres imediatos.

CANSAÇO COM OS PLANOS LONGOS: O segundo fator está no córtex pré-frontal, responsável pelos planos de longo prazo. Seu problema é que ele cansa rápido, fazendo assim com que as vontades do sistema límbico muitas vezes tomem conta do nosso cérebro, causando assim a procrastinação.

Agora que compreendemos a raiz do problema, confira a seguir 5 dicas simples e eficazes que vão ajudá-lo a parar de procrastinar.

procrastinar

1# DIVIDA A TAREFA EM PEQUENAS PARTES

Em vez de pensar no monstro de sete cabeças que precisa ser concluído, divida sua tarefa em pequenas partes e vá fazendo aos poucos, para que assim seu cérebro não ache tão difícil realizar o que precisa.

2# FAÇA UMA LISTA E COLOQUE PRAZO

Listar as suas tarefas e atividades vai te deixar mais consciente do que é necessário ser feito; e colocar um prazo vai te deixar desconfortável se não fizer.

3# FUJA DAS DISTRAÇÕES

Tente fugir ao máximo das distrações cotidianas. Uma dica útil é ficar longe do celular enquanto conclui sua tarefa. Deixe ele no modo avião ou carregando longe de você. Sendo assim, o tempo que gastaria olhando as redes sociais vai ser gasto de maneira útil no trabalho.

procrastinar

4# VISUALIZE O FUTURO

Estudar ou jogar videogame? Quando você estiver neste dilema, faça um exercício simples. Imagine-se daqui 5 anos. Num cenário você jogou videogame sempre que teve chance; no outro optou por estudar e fazer academia. Agora reflita sobre em qual estará melhor de vida. Não é difícil saber, né?

5# DESENVOLVA BONS HÁBITOS

Como vimos anteriormente, o sistema límbico vai tentar sabotar você o máximo possível para que dê atenção ao prazer momentâneo e se divirta em vez de fazer o que precisa. Como derrotar essa tentação? Com disciplina. E como desenvolvê-la? Adquirindo bons hábitos. Segundo estudos, depois de 66 dias realizando uma tarefa rotineiramente, você faz dela um hábito. Use todas as suas energias nesse período para não sucumbir à recompensa do prazer imediato. Depois disso vai ficar mais fácil.

E aí, gostou das dicas? Você acha que agora vai conseguir evitar o hábito de procrastinar? Esse vídeo que fizemos sobre a importância da disciplina também pode te ajudar a ter um desempenho melhor no trabalho e nos estudos: