Para crescermos em nossa carreira, a produtividade é algo essencial. A era digital em que vivemos, no entanto, tende a dificultar isso, uma vez que somos expostos a numerosos estímulos e distrações o tempo todo. Para ajudá-lo a desenvolver a sua produtividade, separamos uma lista dos principais hábitos das pessoas altamente produtivas. No momento em que incorporá-los em sua vida, você certamente terá resultados bastante positivos.

1# ELAS POSSUEM UM MINDSET DE SUCESSO

O seu mindset consiste num conjunto de crenças, pensamentos, atitudes e comportamentos que moldam o modo como você enxerga a si mesmo, ao mundo, as demais pessoas, as coisas e os acontecimentos. As nossas vidas são determinadas pelos nossos mindsets, de modo que selecionarmos o mindset que melhor se adequa aos nossos objetivos é algo essencial.

Para alcançar o sucesso, você precisa ser uma pessoa dotada de um arsenal de atitudes inteligentes, e também possuir a capacidade de responder a diversas situações, muitas delas difíceis. Para desenvolver um mindset de sucesso, não deixe de ler o texto que publicamos aqui no site.

2# ELAS FAZEM LISTAS

Nós já explicamos aqui no site a melhor maneira de fazer uma lista de tarefas, isto é, com base no método Ivy Lee. Essa técnica o ajudará a trabalhar de acordo com suas prioridades, sem se deixar distrair por questões de menor importância. Ela também o levará a exercitar a sua capacidade de concentração. Os passos a serem seguidos são os seguintes:

1. Ao final de cada dia, anote as seis coisas mais importantes que precisa realizar no dia seguinte. Não anote mais do que seis tarefas.

2. Priorize esses seis itens de acordo com a sua ordem de importância.

3. No momento em que chegar em seu ambiente de trabalho, concentre-se com exclusividade na primeira tarefa. Trabalhe até encerrá-la antes de voltar-se para a tarefa seguinte.

4. Faça o mesmo com o restante da lista. Ao final do dia, se você ainda não tiver terminado alguma das tarefas, passe-a para a lista do seguinte.

5. Repita esse processo todos os dias.

3# ELAS FAZEM INTERVALOS

Quando nos concentramos em uma única tarefa por muito tempo, a nossa produtividade é prejudicada. A fim de resolver essa questão, faça intervalos regulares – caminhe, tome um café ou somente medite. Você voltará ao trabalho revigorado e preparado para atingir um maior grau de eficiência.

E qual é o tempo adequado? Segundo Tony Schwartz, autor do livro The Energy Project, é necessário que façamos um intervalo a cada 90 minutos de atividade. O próprio Schwartz fez uso dessa técnica ao escrever seu livro, fazendo pausas para o exercício físico e para a socialização, e afirma ter duplicado sua produtividade.

4# ELAS LIDAM COM AS TAREFAS DIFÍCEIS ANTES DO ALMOÇO

Dizem os especialistas que é importante lidarmos com as tarefas mais desafiadoras antes do almoço, no momento em que nosso cérebro ainda está em perfeito estado. Esse é um procedimento útil para você focar sua energia mental nas prioridades do dia, e não desperdiçá-la nas tarefas de menor importância. Fora isso, tende a fazer com que o restante de seu dia pareça relativamente descomplicado.

5# ELAS NÃO DEDICAM MUITO TEMPO A SEUS E-MAILS

De acordo com uma pesquisa realizada pela University of British Columbia, aqueles que checam seus e-mails somente três vezes por dia se sentem muito menos estressados do que aqueles que checam suas mensagens o tempo inteiro. Embora seja muito fácil cair no hábito de conferir a sua caixa de entrada dúzias de vezes por dia, as pessoas produtivas fazem isso com muito menos frequência. Portanto, é mais sábio evitar cair nessa armadilha.

6# ELAS FAZEM DO EXERCÍCIO E DO SONO UMA PRIORIDADE

Exercitar-se é essencial para a sua concentração, para a sua felicidade e, também, para a produtividade. Uma pesquisa da University of Birmingham indica que aqueles que andam 30 minutos durante o seu horário de almoço voltam ao escritório se sentindo ainda mais motivados e capazes de lidar com o estresse.

Da mesma maneira, dormir cerca de 8 horas por noite é recomendável. Quando não descansamos apropriadamente, nossa concentração, foco e energia acabam sendo bastante prejudicados, e isso possui um impacto negativo em todas as áreas de nossas vidas.

7# ELAS LIMITAM AS DISTRAÇÕES TECNOLÓGICAS

Vivemos em um mundo no qual somos continuamente estimulados pela tecnologia. Nós temos que lidar com e-mails, mensagens de texto e redes sociais, entre outras coisas – e, caso não lidemos com estas de maneira adequada, é comum que drenem o nosso tempo.

O ideal é desligarmos até mesmo as notificações de nossos celulares, porque elas de fato nos distraem. Um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology relatou que, mesmo quando não olhamos para os nossos celulares quando este vibra, o som em si faz com que a nossa mente perambule.

8# ELAS SABEM DIZER “NÃO”

A fim de preservar a sua sanidade mental e aumentar a sua produtividade, é preciso que você aprenda a dizer “não”. Aceitar todos os convites que recebe, tal como se engajar em todos os projetos aos quais é convidado, é um grande erro.

Quando você concorda com algo apenas porque sente medo de se envolver num possível confronto, estará colocando em risco o seu tempo, sua energia e mesmo suas finanças. Aprenda a dizer “não” com polidez, como já ensinamos aqui no site, e assuma o comando de sua via.

VÍDEO EM DESTAQUE