fbpx
alta inteligência emocional

Quem diz esta frase tem uma alta inteligência emocional

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Bill Murphy Jr. é um colunista americano de desenvolvimento pessoal, que escreve para grandes sites como a “Inc.com” e o “Business Insider”. Num de seus artigos recentes, ele listou 5 frases usadas habitualmente por pessoas que têm uma alta inteligência emocional.

A primeira delas eu achei tão interessante que decidi compartilhar aqui no El Hombre com vocês, senhores. Ela é simples, efetiva e fácil de memorizar:

“Me conte mais.”

Nas palavras de Murphy Jr., essa é uma das “frases mais poderosas do universo”, porque estimula níveis mais profundos de conversação. “E você pode usá-la em praticamente qualquer situação”, ele acrescenta.

Mas qual seria, afinal, o poder da frase “me conte mais”? Murphy Jr. listou em seu texto três virtudes dela:

  1. “Demonstra à outra pessoa que você realmente está ouvindo e interessado no que ela tem a dizer.”
  2. “Afasta a tentação de mudar o foco da conversa da outra pessoa para si mesmo.”
  3. “Prepara o terreno para você adotar o silêncio, outra ferramenta poderosa de inteligência emocional.”

Sobre a questão do silêncio, Murphy Jr. afirma que as pessoas têm a tendência de “falar excessivamente”. Ao se livrar deste hábito, você (i) garante que não vai dizer nada fútil; (ii) vai ter tempo para pensar melhor antes de falar; (iii) e vai encorajar a outra pessoa a dizer mais coisas.

E aí, senhores, que tal adotar em 2021 o hábito de dizer com mais frequência a frase “me conte mais” nas conversas do dia a dia? Eu gostei bastante da ideia e vou me esforçar para cultivá-la.

SUGESTÕES DE LEITURAS

Abaixo, selecionei algumas matérias do El Hombre relacionadas a este assunto que você pode gostar também: