fbpx

Quem vai defender Tyrion Lannister no duelo?

Pedro Nogueira Editor-Chefe

Se você ainda não assistiu ao último episódio de “Game of Thrones”, feche esta janela. Agora. Pois vamos dar spoilers – e você não quer saber, numa leitura, o que aconteceu num dos melhores domingos da série.

Vamos pelo começo. Ao que tudo indica, os Greyjoy e os Boltons terão um atrito mais complexo a partir de agora. E Stannis Baratheon, que recebeu um belo empréstimo do Iron Bank, voltará a ter força em sua empreitada rumo ao trono de Westeros.

Mas não dá para discutir: o clímax do episódio foi o julgamento de Tyrion, o anão da família Lannister.

Seu pai Tywin e sua irmã Cersei, assim como a corte inteira de Porte Real, estão fazendo de tudo para ferrá-lo. Já o seu irmão Jaime, um canalha reformado, vem tentando ajudá-lo a todo custo.

A ideia de Jaime? Tyrion admitir que matou o rei Joffrey, apesar de não ser verdade, e pedir perdão pelo crime ao pai. Este acataria o pedido e condenaria Tyrion não à morte – e, sim, a trabalhar na Patrulha da Noite, que defende o reino dos invasores selvagens.

A condição de Tywin para conceder o perdão real era que Jaime abandonasse o seu posto de guarda real – que requer castidade –, voltasse para o reino da família em Casterly Rock e desse continuação à linhagem dos Lannisters.

Acontece que Tyrion, indignado com a injusta acusação a que fora submetido, resolveu xingar todo mundo e pedir um julgamento por duelo, igual ao que tivera ao ser raptado pela família Tully anteriormente.

Em suma, as regras deste julgamento são:

  • Ele e seu acusador, no caso Cersei, vão escolher um lutador para defender seus pontos de vista
  • Quem tiver o representante vencedor está dizendo a verdade, pois os deuses da Westeros supostamente colocam o dedo na briga

Então se o indicado de Tyrion vencer, ele é inocente. Se perder, terá a cabeça cortada.

Isso nos levou a pensar: quem defenderá, afinal, o caçula Lannister no duelo?

OPÇÃO A: BRONN

Bronn-game-of-thrones

Essa é a opção mais óbvia e esperada. Além de ser um tremendo espadachim, Bronn já defendeu com sucesso Tyrion num duelo anterior, no castelo dos Tully. E gosta de seu amigo/chefe. Especialmente do seu dinheiro.

OPÇÃO B: JAIME

image

Dificilmente Tyrion escolheria o seu irmão para defendê-lo, por uma razão simples: Jaime perdeu a mão direita e agora é um lutador mediano. Para não colocar sua própria vida em risco – e a de Jaime, acima de tudo, pois Tyrion é um dos poucos personagens altruístas da série – o anão Lannister provavelmente vai evitá-lo a todo custo.

Por outro lado, é possível que Jaime se ofereça para o lugar e insista em lutar pela honra do irmão inocente. Um possível resultado disso? Jaime morre em combate e Tyrion é executado. Acha difícil, só porque eles são personagens principais? Lembre-se do que o autor de Game of Thrones fez com os Stark. Por que os Lannister não seriam os próximos em sua lista?

OPÇÃO C: OBERYN MARTELL

OBERYN MARTELL

Esta é a minha aposta. O misterioso príncipe Oberyn Martell detesta os Lannisters, especialmente o patriarca da família Tywin. Ao lutar por Tyrion e salvá-lo, uma vez que é um espadachim brilhante, estaria cuspindo na cara de Tywin.

De quebra, ele ainda mataria o provável representante de Tywin/Cersei, o Montanha, responsável por estuprar e assassinar a sua irmã Elia Martell, ex-rainha de Westeros.

* * *

E você? Quem acha que vai defender Tyrion no duelo da semana que vem?

Eu gostaria, ainda, de chamar a possibilidade para uma segunda opção no representante de Cersei, no lugar do Montanha: Loras Tyrell, um ótimo lutador. Ele obviamente não gostaria de participar desta trama. Mas Cersei está noiva dele e o detesta.

Se ele vencer? Ótimo, o irmão que ela odeia vai morrer. Se ele perder? Ótimo também, o noivo que ela odeia vai morrer. Esta hipótese é remota, admito. Mas vai saber? Se existe uma série que faz jus ao adjetivo “imprevisível” é Game of Thrones.