- A tendência do “quiet luxury”, que em português seria algo como “luxo discreto”, está dominando 2023 após anos de tendências como o “vestir dopamina”.
- É em parte porque a economia continua ruim e as pessoas não querem ostentar sua riqueza.
O “quiet luxury”, ou “luxo discreto” em português, é uma das maiores tendências de 2023, e também uma das mais difíceis de descrever. É uma dessas tendências “você saberá quando ver”. O luxo discreto é suave e tátil, é bege e cinza, e como a Vogue colocou, “é menos austero do que o minimalismo, mas mais polido do que o normcore”.
Ah, e o luxo discreto é absolutamente, definitivamente, 100% sem logotipos. Agora, à medida que a tendência continua a decolar, em parte devido à popularidade de shows que apresentam a elite rica, como “Succession”, ela evoca outro momento economicamente ruim em 2008 — e está preparada para beneficiar marcas que vão desde a Everlane até a Armani, que estão vendendo luxo discreto há anos.
O que exatamente é o quiet luxury?
O luxo discreto é definido como “roupas da mais alta qualidade, mas que têm atemporalidade, são sofisticadas e discretas”, diz Thomaï Serdari, diretora do programa de MBA de moda e luxo na Stern School of Business da NYU.
Isso significa nenhum cinto Gucci grande e dourado ou bolsas Louis Vuitton com logotipos — itens que gritam “eu paguei muito dinheiro por isso”. Em vez disso, pense em roupas que sussurram: suéteres de cashmere, camisas de seda ou sobretudos de lã em tons neutros e materiais caros.
E, é claro, tudo é habilmente ajustado, “porque alguém dedicou tempo para projetar a estrutura da peça, em oposição a algo que é descartável e feito para vender apenas como um produto bidimensional”, como a fast fashion, disse Serdari.
Por que o quiet luxury ficou tão popular?
Como a maioria das outras tendências da moda, a mudança em direção ao luxo discreto, ou “riqueza discreta”, faz parte de um ciclo. Quando as restrições da era pandêmica começaram a aliviar em 2021, as tendências da moda oscilaram em direção ao “pavonear” e ao “vestir dopamina”: cores vivas, estampas chamativas e estilos que mostram mais pele.
Então, faz sentido que, após o entusiasmo de emergir dos bloqueios com dinheiro no bolso desaparecer e a economia se reverter, as tendências da moda mudem também, disse Lorna Hall, diretora de inteligência de moda na empresa de previsão de tendências WGSN.
Além disso, há o sucesso da série da HBO “Succession”, na qual os personagens usam regularmente bonés de beisebol de cashmere de US$ 600 em cores neutras sem logotipos e óculos de sol Tom Ford sutis, mas caros. Seu estilo de riqueza discreta pretende transmitir “caro e com bom gosto”, embora é claro que os personagens não se comportam exatamente assim.
Mas há mais do que apenas ciclos de tendências típicos ou um programa de TV popular acontecendo aqui. Hall disse que o estado do mundo está influenciando fortemente como as pessoas estão se vestindo.
“Atualmente, estamos vivendo em tempos que exigem uma abordagem mais simplificada”, disse ela, citando renda disponível em declínio e uma possível recessão a caminho; um foco aumentado na sustentabilidade e no consumo consciente; e medos em relação à segurança no emprego.
Na verdade, esta não é a primeira vez que o luxo discreto dominou a moda — tornou-se uma grande tendência em 2008, durante a recessão, acrescentou Hall.
“Por mais insensível que a moda possa ser às vezes, ela ainda está acuradamente sintonizada às dinâmicas sociais”, disse ela. “Quando grandes porções da população lutam para manter ou aquecer suas casas, exibir expressões extremas de riqueza parece fora de tom”.
Quais marcas estão alinhadas a essa tendência?
Neste ponto, o luxo discreto se tornou tão popular que até mesmo as próprias marcas de luxo estão sendo questionadas sobre isso. Durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre da gigante do luxo LVMH, os analistas perguntaram ao CFO Jean-Jacques Guiony como a tendência poderia impactar o conjunto de marcas de luxo da empresa, que inclui Louis Vuitton, Dior e Fendi, entre outras.
Guiony observou que a tendência também era popular cerca de 15 anos atrás, durante a recessão, e disse que, embora acredite que a maioria dos consumidores ainda queira produtos com logotipos, a LVMH oferece muitas opções “discretas” para os clientes também.
Uma marca da LVMH, em particular, está preparada para se beneficiar da tendência: a Loro Piana, famosa por seus suéteres simples, mas luxuosos de cashmere, disse Serdari, da NYU Stern. Ela também destacou a marca de luxo italiana Brunello Cucinelli, a empresa francesa de artigos de couro Hermès e a Armani, que tem feito luxo discreto há quase duas décadas.
Mas um suéter de cashmere da Loro Piana custa cerca de US$ 1700 e até mesmo uma bolsa Hermès em segunda mão começa em US$ 5000. Se isso estiver um pouco fora do seu orçamento, existem varejistas de mercado massificado que participam do que a tendência do luxo discreto promove: roupas duráveis e sustentáveis em tecidos e silhuetas atemporais, que oferecem qualidade a preços acessíveis.
“Nem todo mundo pode se dar ao luxo de se vestir com Loro Piana e Brunello Cucinelli”, disse Serdari. “É mais sobre a estética, mas talvez também pensar duas vezes se você precisa de um suéter que vai se desfazer em duas lavagens ou se deseja esperar e investir em algo que pode usar por alguns anos”.
Fonte: Business Insider