Reeducação alimentar: os 10 passos para comer mais saudável

Uma das suas metas para 2019 é emagrecer? A fórmula é relativamente simples: praticar exercícios físicos e se alimentar melhor. Mas não adianta adotar dietas restritivas demais. Você provavelmente desistirá dela depois de poucas semanas, por causa do esforço colossal que ela demanda. Uma opção melhor é fazer uma reeducação alimentar.

Enquanto a dieta é focada no curto prazo, quando você consegue reeducar a sua alimentação, isso serve para vida. Você vai aprender a fazer escolhas mais inteligentes ao comer, buscando não somente emagrecer — mas aprimorar a sua saúde como um todo.

O que devemos fazer, então, para realizar essa reeducação alimentar? O Ministério da Saúde lançou há alguns anos um projeto chamado Guia Alimentar para a População Brasileira, com dicas pontuais que nos ajudam a comer melhor. Entre outras coisas, há uma página com os 10 passos para uma alimentação saudável, que você pode ver abaixo.

DICAS DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

➤ Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2 ➤ Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3➤ Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

➤ Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

➤ Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

➤ Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

➤ Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

➤ Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos  industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

➤ Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10 ➤ Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Deu para notar a diferente entre a reeducação alimentar e a dieta? As dicas acima não são restritivas, elas simplesmente pregam a moderação e escolhas mais inteligentes na hora de comer. Bora se esforçar para seguir esses conselhos em 2019?

VÍDEO EM DESTAQUE