Sair com os amigos reduz o estresse e diminui a ansiedade, diz estudo

A ciência tem uma novidade que, provavelmente, não vai agradar a algumas namoradas/esposas mais ciumentas por aí: sair com os amigos regularmente faz bem para a saúde do homem! É tipo uma necessidade biológica que reduz o nosso estresse e diminui a ansiedade no longo prazo. “Oi, como assim?!”, você deve estar se perguntando. Calma que vamos explicar daqui a pouco.

O QUE DIZ O ESTUDO, EXATAMENTE?

Vamos lá. Pesquisadores da University of Gottingen, na Alemanha, fizeram um experimento com macacos — cujo mapa genético é muitíssimo semelhante ao nosso — para analisar o comportamento deles na companhia de (1) família, (2) amigos e (3) parceiras em situais sociais distintas.

Adivinha só? Com os amigos, o nível de estresse é mais baixo do que com a família ou com a parceira. Por quê? Sabe aquela história de se sentir mais tranquilo quando você tem algum “reforço” por perto, para o caso de pintar algum problema na área? É basicamente isso.

Nas palavras do estudo, ter bons amigos na sua vida “evita que o hormônio do estresse atinja níveis elevados no longo prazo”. Então frequentar o happy hour da turma é algo terapêutico, digno de ser receitado por um médico em prol da nossa saúde emocional.

Sair com os amigos

OUTRAS PESQUISAS DIGNAS DE MENÇÃO

Essa não é a primeira vez que ciência nos presenteia com uma notícias dessas. Pouco tempo, atrás demos uma matéria aqui no El Hombre com outra pesquisa dizendo que tomar uma cervejinha depois do trabalho faz o nosso corpo envelhecer melhor.

Se você juntar esses benefícios da cerveja + sair com os amigos, podemos concluir que faltar ao happy hour é um atentado contra si próprio. Uma legítima autossabotagem, da pior espécie possível.

Um brinde aos amigos, portanto! Essa é a melhor notícia que os cientistas dão à humanidade desde que descobriram que praticar sexo oral numa mulher faz bem para a saúde delas e para a nossa também. Que Deus abençoe estes nobres homens da ciência.

***

PS: Apesar de sair com os amigos ser importante, devemos aprender também a aproveitar a nossa própria companhia, como falamos neste vídeo: