NASA

Sonda Perseverance da NASA chega a Marte com missão de buscar vestígios de vida

A NASA oficializou que a sonda Perseverance está próxima de iniciar a manobra de pouso em Marte para estudar o solo do planeta. Esse período que antecede a chegada é o momento de maior tensão da missão, pois determina se todo o esforço de lançamento e da viagem será ou não recompensado.

O período de nervosismo envolve a entrada na atmosfera de Marte, o processo de descida e a aterrissagem. Este momento que é chamado carinhosamente pelos astronautas de “sete minutos de terror”, em relação à duração desse procedimento totalmente automatizado.

Sem qualquer forma de controle manual do robô, a agência fica sabendo se ele foi bem sucedido somente mais tarde, quando novos dados são enviados da sonda para o sistema da NASA.

NASA
Sequência que mostra como deve ser o pouso da sonda “Perseverance” em Marte

SOBRE A “PERSEVERANCE”

A Perseverance (“perseverança”, em português) é a sonda mais sofisticada que a NASA possui atualmente. Ela deve pousar na superfície de Marte na próxima quinta-feira (dia 18).

A sonda está viajando pelo espaço desde que foi lançada do cabo Canaveral, na Floria, no fim de julho. Quando chegar a Marte, a Perseverance terá viajado 470 milhões de quilômetros.

Esta é a primeira missão da NASA que vai procurar sinais de vida antiga em outro planeta, para ajudar a responder à questão: chegou alguma vez a existir vida em Marte? O robô vai explorar a cratera de Jezero, local de um extinto lago que existiu há 3,9 bilhões de anos, além de procurar por microfósseis nas rochas e solos.

ONDE CONSIGO ASSISTIR O POUSO?

Infelizmente assistir o pouso da sonda não será possível. Mas a NASA está convidando o mundo a acompanhar sua contagem regressiva e a narração de aterrissagem, que serão transmitidos ao vivo na quinta-feira, a partir das 16h15 do horário de Brasília pelo canal público da NASA.

Além disso, a transmissão poderá ser acompanhada pelo app, YouTube, Twitter, Facebook, Linkedin, Twitch, Daily Motion ou o site da Theta.tv. É importante ressaltar que este ano será a primeira vez que a agência irá oferecer a opção da apresentação em espanhol.

Se tiver sucesso, a Perseverance será o nono pouso da Nasa em Marte. Algumas semanas depois da chegada, câmeras e microfones na espaçonave vão mostrar as imagens do ponto de vista da sonda pela primeira vez.

SUGESTÕES DE LEITURA

Gostou do texto? Confira essas matérias do El Hombre relacionadas ao assunto: