“Sortudo?” O segredo para construir a sua própria sorte

Muitas pessoas têm o hábito de atribuir ao “azar” os seus fracassos. Só que esse raciocínio tem uma consequência muito grave. Você foge da responsabilidade pelos seus erros, o que vai impedi-lo de aprender com eles e se transformar num homem melhor no futuro.

Que tal passar a enxergar a sorte de uma maneira diferente a partir de agora? Em vez de achar que ela é obra do destino, você pode construir a sua própria sorte.

Diz uma velha máxima que “a sorte acontece quando a preparação se encontra com a oportunidade“. Isso verdade. Imagine um jogador de futebol que consegue um teste num time da Série A. Ou um ator que vai participar da audição para um filme blockbuster. Ou qualquer profissional que consiga uma entrevista de emprego numa grande empresa.

Essa é a oportunidade, uma chance para mostrar o seu talento. Mas para você ter sucesso, é necessário que tenha se preparado, com muito esforço, para aproveitar essa oportunidade. Que você tenha se dedicado ao seu objetivo. Senão, de nada adiantará essa chance.

SORTE = PREPARAÇÃO + OPORTUNIDADE

A preparação, mais do que tudo, está sob nosso controle. Todo dia você tem a escolha entre assistir uma série na Netflix ou ver um documentário relacionado ao seu campo de atuação; ficar horas vagando nas redes sociais ou ler um livro; dar 110% no seu trabalho ou apenas 90%.

Cabe a você decidir qual caminho vai seguir. Apenas tenha consciência de que a decisão é sua, então encare as eventuais consequências. Não fique depois responsabilizando o “azar” quando a oportunidade surgir na sua frente e você não conseguir agarrá-la.

Claro que a oportunidade depende também de fatores externos, não apenas de você. Mas isso não significa que você não pode aumentar as  chances.

Quer um exemplo? J.K. Rowling foi recusada por mais de 10 editoras quando terminou o manuscrito de “Harry Potter”. Mas ela continuou insistindo até que, em algum momento, uma editora a aceitou. O resto é história. A saga do bruxinho resultou em mais de 500 milhões de livros vendidos, isso sem contar a bilheteria bilionária que a adaptação para o cinema gerou. Imagina se ela tivesse desistido no primeiro “não”?

MINDSET DE ALTA PERFORMANCE

“Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho”: essa é uma uma frase que já foi dita — e repetida — por grandes atletas das mais diversas modalidades. Sabe aquela bola que o Messi chuta e ela entra raspando na trave? Ou um voleio que o Federer dá em cima da linha, no match point da partida? Ou um arremesso que o Lebron faz faltando 1 segundo no cronômetro, e a bola desliza suavemente para dentro do aro? Nem sempre eles vão acertar, porque o esporte não é uma ciência exata. Mas quanto mais eles praticarem aquele movimento, maior é a chance dele funcionar na hora “H”.

No mundo dos esportes é mais fácil de identificar essas situações, mas elas acontecem o tempo todo conosco também no trabalho. São aqueles momentos  em que você pode — ou não — se destacar dentro da empresa. Só que não adianta você dar o seu máximo apenas ali. Isso não é o suficiente. Você precisa se preparar para aquilo, dando o seu máximo dia após dia.

Para desenvolver esse mindset de alta performance, há algumas atitudes que ajudam bastante:

➤ Esforce-se 110% no trabalho, não perca o foco ao longo do dia
➤ Seja pontual em seus compromissos, pois isso demonstra respeito com os outros
➤ Cumpra sua palavra, assim as pessoas saberão que podem confinar em você
➤ Nunca pare de estudar e se atualizar, caso contrário você ficará estagnado
➤ Aja com gentileza sempre, pois todo mundo merece respeito e consideração
Desenvolva suas habilidades de comunicação, para se expressar bem em conversas
➤ Conviva com pessoas que te inspirem a ser um homem melhor
Pense no longo prazo, as grandes conquistas não acontecem de um dia para o outro
Analise seus erros e aprenda com eles, porque o fracasso é um grande professor
Pratique a arte do netwoking, para expandir sua rede de contatos e abrir portas
Vista-se bem para construir uma boa imagem pessoal
Mantenha-se humilde, a companhia de alguém arrogante é insuportável

Esses hábitos podem não trazer uma recompensa imediata hoje ou amanhã. Talvez nem mesmo na semana que vem ou daqui 6 meses. Mas em algum momento a oportunidade vai aparecer, pode ter certeza. E quando essa hora chegar, você estará preparado para ela, porque você soube construir a sua própria sorte.

VÍDEO EM DESTAQUE