fbpx
memória excelente

Uma neurocientista do MIT deu 3 dicas de como ter uma “memória excelente”

Num artigo publicado pela CNBC, a neurocientista Dra. Tara Swart Bieber, que é professora do MIT, falou sobre a importância de exercitar o cérebro para melhorar o funcionamento da memória. Traduzimos e adaptamos o texto ao português, aqui no El Hombre, pois ela deu dicas muito valiosas de como fortalecer a nossa capacidade de memorização.


Exercitar regularmente a sua memória é a chave para aprimorar o cérebro, especialmente se você deseja evitar problemas de memória no futuro. No entanto, a força da memória varia de uma pessoa para outra.

O que separa as pessoas com excelentes habilidades de memória daquelas que têm dificuldade em lembrar as coisas é que elas possuem tanto uma memória de curto prazo forte (retenção de informações logo após aprendê-las) quanto uma memória de longo prazo eficiente (lembrar informações mais de um dia após memorizá-las).

É raro ser bom nos dois tipos de memória, especialmente sem prática. Como neurocientista no MIT Sloan, aqui estão dois simples exercícios cerebrais que faço todos os dias para melhorar minha memória de curto e de longo prazo:

1# Agrupamento: Fortaleça sua memória de curto prazo

O agrupamento consiste em dividir informações longas, aleatórias e complexas em partes menores. Ao ver um número como “3-3-2-1-6-7”, por exemplo, você pode dividi-lo em “33”, “21”, “67”. Também ajuda atribuir um significado especial a esses números: “Tenho 33 anos, usei o número 21 no futebol americano do ensino médio e meu pai nasceu em 67”.

O agrupamento também é ótimo para apresentações. Se você está nervoso em perder suas palavras, faça uma lista de termos e frases-chave que precisa abordar. Em seguida, diga-os em voz alta algumas vezes para fixá-los em sua mente como pontos de referência.

  • Exercício cerebral: Lembre-se dos números de telefone das pessoas mais próximas a você, dividindo-os em componentes menores, em vez de confiar apenas na sua lista de contatos. Veja quantos você consegue reter.

2# Repetição espaçada: Fortaleça sua memória de longo prazo

Este método consiste em melhorar a memória em intervalos de tempo cada vez mais longos. Se você deseja lembrar um fato, diga-o em voz alta algumas vezes logo após aprendê-lo. Faça a mesma coisa algumas horas depois, no dia seguinte e na semana seguinte. Se você sentir que está começando a esquecer as informações, reinicie o processo.

  • Exercício cerebral: Anote sua lista de compras para a semana. Repita-a em sua cabeça. Para cada item, visualize-o em sua mente. Em seguida, cubra a lista e ensaie-a em voz alta. Quando for à loja mais tarde na semana, veja quantos itens você consegue lembrar.

3# A atenção plena e cuidar do corpo também ajudam

Qualquer atividade mentalmente estimulante impulsionará seu poder cerebral, mas há três outras coisas simples e importantes que você pode seguir para fortalecer seu cérebro:

i) Muito exercício

Um estudo constatou que o declínio cognitivo é quase duas vezes mais comum entre adultos inativos em comparação com os ativos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa por semana.

ii) Uma dieta saudável

Eu sempre como uma variedade de plantas e vegetais, especialmente aqueles na extremidade mais escura do espectro, como couve e berinjelas. Até mesmo café e chocolate amargo, com moderação, são bons. Todos eles contêm altos níveis de polifenóis, que são nutrientes poderosos que ajudam a proteger contra o declínio cognitivo.

iii) Limpe sua mente

Com vidas tão agitadas, é fácil se sentir sobrecarregado com informações. Mas você pode silenciar o ruído fazendo um inventário pessoal. Pense no que é mais importante para você. Quais são as coisas que você consegue se lembrar facilmente? Quais são as coisas que você tende a esquecer? Depois de ter essas coisas em mente, você pode começar a fazer mudanças intencionais.