WhatsApp ou Telegram

WhatsApp ou Telegram: qual é melhor em 5 pontos essenciais? [2021]

O WhatsApp é, de longe, o app de mensagens mais popular do Brasil. Uma pesquisa de 2020 revelou que 99% de todos os celulares brasileiros têm o WhatsApp instalado. Mas poucos dias atrás, o WhatsApp notificou os usuários sobre uma mudanças em sua política de privacidade. Basicamente, um número maior de dados dos usuários passaria a ser compartilhado com o Facebook, que é dono do aplicativo.

Milhares de brasileiros ficaram incomodados com essa notícia. E, como forma de protesta, migraram para o concorrente Telegram. Mas será que é uma boa ideia trocar o WhatsApp pelo Telegram? Hoje fizemos um comparativo entre os dois apps de mensagens para você escolher qual é o melhor para você.

1# NÚMERO DE USUÁRIOS

Aqui não tem nem conversa. No último levantamento, o Telegram estava presente em 35% dos celulares do Brasil. O WhatsApp? Em 99%. Certamente o número do Telegram cresceu nas últimas semanas. Mas ainda assim, será um longo caminho até empatar com seu rival.

  • Vencedor: WhatsApp
  • Vantagem: Mais amigos para conversar.

2# MAIS UTILIZADO

Essa é uma questão que vai além do número de usuários. O WhatsApp é o app que os brasileiros abrem mais vezes durante o dia e passam mais tempo. O Telegram não está nem no Top 5.

  • Vencedor: WhatsApp
  • Vantagem: Você é respondido mais rápido.

3# FERRAMENTAS

Aqui o Telegram dá uma lavada. Dá para apagar ou editar uma mensagem depois que ela foi enviada; ele permite grupos de até 200 mil membros, contra 256 do WhatsApp; você pode criar um username e falar com outros usuários sem compartilhar seu número de telefone; tem ferramenta de enquete nos grupos; as opções de compartilhamento de mídias são bem mais amplas; etc etc.

  • Vencedor: Telegram
  • Vantagem: Resumindo, ele é melhor de usar.

4# CONTEÚDO

Novamente ponto para o Telegram, porque ele permite a criação de canais de conteúdo, como uma rede social. Muitos creators estão com canal no Telegram, pois ele oferece uma plataforma mais “pessoal” de interação com os seguidores, comparado com Instagram e YouTube. Há muito conteúdo de qualidade sendo compartilhado nos canais do Telegram.

  • Vencedor: Telegram
  • Vantagem: É uma ferramenta de aprendizado, também.

5# PRIVACIDADE

O Tecnolog fez uma excelente comparação sobre a privacidade no WhatsApp e no Telegram. No final das contas, acabou ficando empatado. O WhatsApp oferece criptografia ponta a ponta, mas utiliza seus dados para publicidade. Com o Telegram você não tem esse problema, mas a criptografia ponta a ponta só acontece na ferramenta de chat secreto. Os chats normais têm criptografia cliente-servidor, que é uma opção relativamente segura, mas menos sofisticada.

  • Vencedor: Empate
  • Vantagem: Cada app tem os seus benefícios.

CONCLUSÃO: WhatsApp ou Telegram, qual é melhor?

Como dá para ver, cada aplicativo oferece suas vantagens. Mas no final das contas o WhatsApp continua sendo a melhor opção. Isso porque o objetivo principal de um app de mensagens é conversar com seus amigos. Apesar das funcionalidades do Telegram serem superiores, aqui no Brasil você (i) terá mais pessoas para falar e (ii) será sempre respondido mais rápido no WhatsApp. Devido a essa questão cultural brasileira, então, ainda vai levar um tempo até algum app superar o WhatsApp para as conversas cotidianas.

SUGESTÕES DE LEITURA

Gostou do texto? Confira essas matérias do El Hombre relacionadas ao assunto: