fbpx

Você utiliza a computação em nuvem?

Pedro Cohn Diretor de Negócios

De algum tempo para cá, a computação em nuvem (ou cloud computing, no inglês original) tem sido um tema cada vez mais frequente em notícias e artigos da internet. São boas as chances, portanto, de que você já tenha ouvido falar nela. E a verdade é que você deve estar usando essa tecnologia todos os dias – e talvez nem saiba disso. Ela está presente nos smartphones, tablets, laptops e diversos outros dispositivos eletrônicos. Mas há uma grande diferença entra conhecê-la e domina-la plenamente.

A nuvem se resume, basicamente, em qualquer arquivo pessoal guardado na internet, que pode ser acessado de um aparelho eletrônico sem a necessidade de instalação de um aplicativo. Você pode usar o serviço para arquivar fotos, músicas, filmes e diversos outros documentos. Uma das principais vantagens da nuvem é que ela não usa o espaço do seu computador para armazenar arquivos – assim, seu PC fica mais livre e rápido.

A praticidade é outro de seus pontos fortes. Todos nós temos guardado, no celular, uma agenda de contatos com telefones, e-mail e endereços. Se eles estiverem na nuvem, quando atualizamos um deles no celular, por exemplo, automaticamente muda em todos os seus dispositivos. Está longe de casa e quer acessar esses contatos? É fácil ver sua agenda em qualquer PC. Isso funciona também com seu calendário.

Escrever textos, fazer planilhas e editar arquivos é uma das coisas essenciais para o nosso trabalho – e poder usar essas ferramentas sem precisar instalar o Office é muito eficiente. De qualquer browser, basta acessar o Google Docs e, então, podemos criar, mudar e até mesmo compartilhar um documento com um colega de trabalho.

Outro benefício é que, uma vez guardado na rede, o arquivo está bastante seguro. Perder celulares e tablets infelizmente é uma realidade, além do prejuízo financeiro, temos a perda de muitas informações, tanto pessoais como profissionais. Com a nuvem, você pode fazer um backup de tudo nos servidores. Assim quando comprar um aparelho novo, é só colocar seu login/senha e tudo volta como estava antes.

E esses exemplos citados são só algumas das vantagens da nuvem: bookmarks, aplicativos de edição de fotos, músicas e até jogos podem ser usados por meio dela. Chega a ser quase infinita as utilizações da tecnologia.

As empresas estão cada dia mais investindo no cloud computing e a cada dia aparecem novas companhias focadas nesse nicho. A Google tem o Drive, que é bem completo e ótimo para usar aplicativos sem a necessidade de instalação. A Apple tem o iCloud, uma exclusividade para donos de iDevices e Mac. Mas o serviço mais usado é o Drop Box. Nele, temos gratuitamente 2 GB para armazenar o que bem entender.

Alguns falam que toda computação será um dia na nuvem, que teremos computadores com pouquíssimo espaço de armazenamento, que tudo será processado em servidores e repassados para nossas telas. É uma previsão bastante realista. Já existem sistemas que funcionam assim, como o Chrome OS.

Se você tem medo de usar a nuvem – preocupado que hackers roubem seus dados ou que eles se percam na rede – pode ficar tranquilo. Quando as empresas mais ricas do Vale do Silício decidem investir em alguma tecnologia, o resultado invariavelmente é positivo. E não tenha dúvida: o futuro da computação está nela, na nuvem.