fbpx

10 estreias imperdíveis dos cinemas em outubro

Com o fim do ano se aproximando, cada vez mais estreiam filmes bastante aguardados e possíveis candidatos ao Oscar. Cinco produções que chegam aos cinemas em outubro têm chances de estarem presentes nas principais categorias da premiação do ano que vem.

Além deles, também é tempo de filmes com tramas mais populares e dois longas brasileiros. E evite deixar algo para o mês que vem, pois novembro também promete bastante.

Garota Exemplar (02)

Um dos melhores e mais aclamados cineastas de sua geração, David Fincher volta a dirigir uma forte aposta para o Oscar após ser ignorado com filmes tão impactantes como Seven (1995), Clube da Luta (Fight Club, 1999) e Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo, 2011).

Baseado em um livro homônimo, Garota Exemplar (Gone Girl) é um thriller – uma especialidade de Fincher – sobre o desaparecimento de uma mulher, cujo marido acaba se tornando um suspeito. Protagonizado por Ben Affleck, o filme vem sendo um sucesso absoluto entre críticos.

Direção: David Fincher

Trash – A Esperança Vem do Lixo (09)

Stephen Daldry é um queridinho pela Academia. Este é apenas seu quinto longa como diretor, sendo que todos os outros, Billy Elliot (2000), As Horas (The Hours, 2002), O Leitor (The Reader, 2006) e Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close) foram indicados a Melhor Diretor e/ou Melhor Filme no Oscar, além de seis indicações para seus atores.

Agora ele vem com um filme que, encabeçado por Rooney Mara e Martin Sheen, se passa no Brasil e conta também com atores nacionais como Wagner Moura, Selton Mello e Stepan Nercessian, além dos três jovens protagonistas. Um trio de amigos acha uma misteriosa carteira num lixão, envolvendo-se em algo muito maior do que acreditavam.

Direção: Stephen Daldry

Annabelle (09)

Um casal à espera da primeira filha começa a presenciar acontecimentos sobrenaturais assustadores envolvendo uma antiga boneca logo após sua casa ser invadida por uma seita satânica. O terror é considerado um prequel e um spin-off de Invocação do Mal (The Conjuring, 2013) por contar com a mesma boneca.

Direção: John R. Leonetti

O Mensageiro (16)

Após denunciar o envolvimento da CIA com rebeldes da Nicarágua e o tráfico de cocaína, um jornalista é alvo de uma intensa campanha de difamação. Baseado em fatos reais e em dois livros que contaram a história, O Mensageiro (Kill the Messenger) é protagonizado por Jeremy Renner como o tal jornalista Gary Webb. A produção, sem grandes pretensões, vem agradando.

Direção: Michael Cuesta

Relatos Selvagens (23)

Aposta argentina para a disputa do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro do ano que vem, Relatos Selvagens (Relatos salvajes) conta com um grande elenco, incluindo o famoso Ricardo Darín. Produzido por Pedro Almodóvar e selecionado para o Festival de Cannes, a obra narra algumas histórias sobre a perda de controle, por diversos motivos, como uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou até mesmo a violência de um detalhe cotidiano.

Direção: Damian Szifrón

Drácula – A História Nunca Contada (23)

Misturando a famosa lenda fantasiosa com a história real do verdadeiro Drácula, príncipe da Valáquia, chamado Vlad Tepes, chega Drácula – A História Nunca Contada (Dracula Untold), incluindo também bastante ação. Luke Evans faz o personagem título, um príncipe que, para salvar seu reino, faz um pacto com um feiticeiro, ganhando assim força, velocidade e poder para destruir seus inimigos – além de uma insaciável sede por sangue humano.

Direção: Gary Shore  

Dois Dias, Uma Noite (30)

Enquanto estava afastada de seu cargo por conta de uma demissão, Marion Cotillard descobre que seus colegas de trabalho aceitaram um bônus salarial para que ela fosse demitida. Agora a mulher tem apenas um final de semana para convencê-los a desistir do bônus e manter seu emprego.

Dois Dias, Uma Noite (Deux jours, une nuit) foi escolhido como representante belga para disputar uma vaga de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar e também indicado à Palma de Ouro em Cannes. Os irmãos Dardenne já ganharam duas vezes o prêmio máximo do festival francês, com Rosetta (1999) e A Criança (L’Enfant 2005).

Direção: Jean-Pierra Dardenne, Luc Dardenne

O Outro Lado do Paraíso (30)

Depois de Meu País (2011), André Ristum traz agora um filme sobre um homem (Eduardo Moscovis) que se muda com sua família para Brasília, atraído pela oferta de emprego, mas começa a viver um pesadelo após o golpe militar. A obra conta com imagens reais inéditas dos dias do golpe.

Direção: André Ristum

Boyhood – Da Infância à Juventude (30)

Em 2002, Richard Linklater – da trilogia Antes do Amanhecer (Before Sunset, 1995) – começou a filmar um projeto ambicioso, que só terminaria 12 anos depois. E não por dificuldades de produção, mas porque essa era a proposta mesmo.

Boyhood acompanha a vida de um menino e sua relação com os pais, dos 5 aos 18 anos. Com Ethan Hawke e Patricia Arquette – além do garoto Ellar Coltrane –, o filme já é um dos mais fortes candidatos ao Oscar do ano que vem e ganhou três prêmios no Festival de Berlim.

Direção: Richard Linklater

Tim Maia (30)

O diretor de Meu Nome Não é Johnny (2008) e Reis e Ratos (2012) comanda a cinebiografia do ícone da música brasileira. Baseado no livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, de Nelson Motta, que já havia rendido um espetáculo musical, a produção acompanha 50 anos na vida do cantor. Róbson Nunes e Babu Santana encarnam o personagem-título do filme, que também é estrelado por Alinne Moraes e Cauã Reymond.

Direção: Mauro Lima