fbpx
sexta-feira, julho 19, 2024
InícioLifestyle10 fatos interessantes sobre o Mar do Caribe

10 fatos interessantes sobre o Mar do Caribe

O Mar do Caribe, com suas águas azuis-turquesa cristalinas, praias de areia branca e impressionante biodiversidade marinha, é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. Mas muito além da sua beleza natural, essa parte do Oceano Atlântico, localizada entre a América Central e a América do Sul, guarda uma série de curiosidades que a tornam ainda mais fascinante. Aqui estão 10 fatos surpreendentes sobre o Mar do Caribe.

1# Origem do nome

O Mar do Caribe leva esse nome por causa dos nativos que ali viviam. “Caribe” vem de “Caribs”, um grupo nativo americano que habitava a região quando os europeus a visitaram pela primeira vez, no século 15. No entanto, também foi chamado de “Mar das Antilhas” devido ao nome espanhol – Antilhas – referente às ilhas da região.

2# Mar mais profundo do planeta!

É o mar mais profundo do planeta, com profundidade média de 2.200 metros. Seu ponto mais profundo, o Cayman Trough, mede 7.686 metros abaixo do nível do mar. Localizado entre a Jamaica e as Ilhas Cayman, o Trough é um dos lugares mais baixos do planeta. Além disso, o Mar do Caribe é um dos maiores do mundo, medindo 1.063 milhas quadradas (o equivalente a 2.754.000 quilômetros quadrados).

3# Conta com mais de 7.000 ilhas

O Mar do Caribe inclui mais de 7.000 ilhas, nem todas habitáveis. No entanto, elas pertencem a 25 países diferentes. A própria nação das Bahamas é composta de mais de 700 ilhas, ilhotas e 16 ilhas-destinos, espalhadas pelo Oceano Atlântico. Cuba é a maior ilha do Mar do Caribe, com área de 109.884 quilômetros quadrados, seguida pela Jamaica, Porto Rico e Hispaniola, que é politicamente dividida entre Haiti (que ocupa 1/3 de sua área total) e República Dominicana (que ocupa os 2/3 restantes).

4# Separação com o Oceano Atlântico

É separado do Oceano Atlântico por arcos insulares (arquipélagos em forma de arco). Embora tecnicamente faça parte do Oceano Atlântico, há uma diferença visual marcante no ponto de encontro dos dois corpos d’água. Enquanto o Oceano Atlântico tem uma impressionante tonalidade “azul marinho”, o Mar do Caribe tem uma cor turquesa clara. É possível ver esse “ponto de encontro” na Glass Window Bridge, em Eleuthera, uma das ilhas pertencentes às Bahamas.

5# Lar de 9% dos recifes de corais do mundo

Apesar de ser quase seis vezes menor que o menor oceano – o Oceano Ártico – o Mar do Caribe é o lar de 9% dos recifes de corais do mundo. Além disso, abriga a Barreira de Corais Mesoamericana, segunda maior barreira de recifes do mundo e maior sistema de recifes do Hemisfério Norte. Essa barreira percorre aproximadamente 990 quilômetros ao longo da costa do México, Belize, Guatemala e Honduras.

6# Abriga mais de 13.000 espécies de plantas

Devido ao seu clima tropical, o Mar do Caribe abriga cerca de 13.000 espécies de plantas. Aproximadamente 6.500 delas são endêmicas, o que significa que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Existem pelo menos 1.000 espécies documentadas de animais neste corpo de água, incluindo 90 espécies de mamíferos.

7# Temperatura boa para mergulho

As temperaturas no Mar do Caribe ficam em torno de 81° F (27° C) durante todo o ano. Os viajantes que escolhem a região como destino de férias poderão dar um mergulho em algumas das praias tropicais mais quentes do mundo, embora a temperatura possa cair à noite. A salinidade é de cerca de 3,6% no Mar do Caribe.

8# As praias mais bonitas

As praias do Mar do Caribe são algumas das mais belas do planeta. Grace Bay, em Turks e Caicos, por exemplo, já recebeu vários títulos internacionais, incluindo o de Melhor Praia do Mundo no ranking Travelers’ Choice Awards 2022, do TripAdvisor. A praia possui uma barreira de recifes que mantém as ondas mais calmas e proporciona excelente mergulho com snorkel, além de águas cristalinas, sem algas ou pedras.

9# Piratas na vida real

Piratas do Caribe não era uma ficção no Mar do Caribe, e sim bem real. Entre 1500 e 1830, houve milhares de piratas naquela região, inclusive com portos piratas famosos na Jamaica, Haiti e Bahamas. Os piratas eram muitas vezes ex-marinheiros familiarizados com as rotas comerciais entre a Europa e o “Novo Mundo” (América) e, portanto, sabiam onde encontrar e sequestrar navios.

10# Produção de petróleo

O Caribe é uma das maiores regiões produtoras de petróleo do mundo, fornecendo aproximadamente 170 milhões de toneladas de petróleo por ano. Grandes reservas de petróleo podem ser encontradas na Venezuela e a descoberta de um importante campo petrolífero na Guiana, em 2015, torna esta área um importante interveniente na exportação de combustíveis fósseis. Existem também potenciais reservas de petróleo no Mar do Caribe, na costa do Suriname.

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle para o homem contemporâneo com mais de 5.000 artigos sobre estilo, carreira, fitness e muito mais. Fale conosco pelo email [email protected]