fbpx
sexta-feira, julho 19, 2024
InícioAtitudeDesenvolvimento Pessoal3 lições de vida com os finlandeses, o povo mais feliz do planeta

3 lições de vida com os finlandeses, o povo mais feliz do planeta

Já comentamos aqui no El Hombre que a Finlândia foi eleita, pelo 6º ano seguido, o país mais feliz do mundo. Quais são as lições de vida que podemos aprender com eles, para aumentar nossa própria satisfação pessoal? A Universidade de New Hampshire produziu um artigo com três ensinamentos valiosos dos finlandeses. Fizemos a tradução abaixo. Aproveite essas dicas.


Nos últimos seis anos, a Finlândia foi classificada como o país mais feliz do mundo. Embora parte de sua felicidade seja provavelmente atribuída ao fato de que seus cidadãos vivem em um país encantador e pitoresco, também se deve ao mindset que muitos finlandeses têm, que pode ser adotado por qualquer pessoa, não importa onde no globo você esteja. É uma questão de mudar sua mentalidade e visão de mundo.

1# Mais gratidão e menos ganância

Uma grande diferença entre os finlandeses e os americanos é a forma como veem a satisfação. As pessoas da Finlândia geralmente descrevem a satisfação com a vida como ter suas necessidades básicas atendidas. Na minha opinião, na América, a satisfação é quase inexistente, já que podemos ser muito movidos pelo consumismo e frequentemente relacionamos o sentimento de satisfação ao de possuir materiais e comprar coisas novas.

Em vez de pensar que finalmente seremos felizes quando comprarmos uma casa maior ou um carro mais bonito, é mais gratificante olhar ao nosso redor e focar na gratidão por todos os prazeres simples da vida e quão sortudos somos por simplesmente ter comida e abrigo.

2# Valorização da natureza

Na Finlândia, as pessoas valorizam muito a proximidade com a natureza e não deixam o clima impedir de passar tempo ao ar livre. A maioria dos finlandeses se sente conectada à natureza porque ela lhes proporciona um sentimento de energia, relaxamento e paz de espírito. No inverno, os finlandeses não deixam o frio impedi-los de sair; eles simplesmente se agasalham mais para as atividades de inverno. Um sentido de conexão com a natureza pode ajudar a diminuir o estresse, a ansiedade e permitir que uma pessoa se sinta mais enraizada.

3# “Cooperação” em vez de “comparação”

Os finlandeses valorizam a cooperação ao invés da comparação. Eles focam nos aspectos positivos das pessoas ao seu redor, praticam a bondade e optam por não se comparar aos outros. Em vez disso, eles se concentram em seus próprios valores e no que pessoalmente lhes traz mais felicidade. Uma citação que ressoa com essa mentalidade é a seguinte: “Quando você se concentra no bem, o bem fica melhor”. A maioria dos finlandeses também não exibe ou se gaba de sua riqueza.

O que podemos aprender com eles?

No geral, os finlandeses não baseiam sua felicidade em coisas materialistas, ao invés disso, eles se concentram na gratidão por terem as coisas básicas de que precisam e em encontrar o que a felicidade significa para eles. Alguns passos que podemos seguir para nos ajudar a adotar a mentalidade finlandesa e nos tornarmos pessoas mais felizes são: focar não no que podemos obter para sermos mais felizes, mas em tudo o que já somos tão sortudos por ter; praticar a gratidão; nos conectarmos com a natureza e nos aterramos; e encontrar o que verdadeira felicidade significa para nós ao invés de nos compararmos com as versões de felicidade de outras pessoas.

Fonte: Universidade de New Hampshire

➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle para o homem contemporâneo com mais de 5.000 artigos sobre estilo, carreira, fitness e muito mais. Fale conosco pelo email [email protected]