6 provérbios samurais para te guiar na vida

Os samurais são considerados ícones da cultura japonesa. Suas vestimentas, armas e habilidades de luta sempre atraíram a atenção das pessoas ao redor do mundo. O legado samurai, no entanto, vai além da esfera militar. A sabedoria deles foi transmitida por meio de lições e provérbios para aqueles que buscavam seguir o caminho dos guerreiros filósofos.

Presentes em livros e registros históricos, esses ensinamentos até hoje podem ser aplicados às situações do dia-a-dia. Não é preciso possuir uma katana para aprender com os samurais. Veja a seguir alguns provérbios para te guiar na vida:

YAMADA JIROKICHI

Espada e mente devem se unir. Somente técnica é insuficiente, e apenas espírito não é o bastante.

Para tudo o que você quer fazer na vida, é preciso ter habilidade e disposição. Sem uma ou outra, você não terá êxito em seus projetos.

YAMAOKA TESSHU

Como samurai, tenho que fortalecer meu caráter; como ser humano, tenho que aperfeiçoar meu espírito.

Caráter é algo necessário para o ser humano evoluir. É essencial para lidar com as pessoas ao redor e saber agir diante ocasiões. Ao mesmo tempo, ter um espírito forte é imperioso para viver uma vida plena.

YOSHIDA SHOIN

Uma vez que a vontade for controlada, o espírito é fortalecido. Um samurai de vontade resoluta consegue influenciar dez mil homens.

Controle a sua vontade na vida, pois isso te ajudará a seguir o rumo certo, sem te distrair com os ruídos. Muitas vezes, a sua força pode tornar-se um exemplo para os outros.

MIYAMOTO MUSASHI

Deves entender que há mais de um caminho para o topo da montanha.

Para várias situações na vida, sejam elas complexas ou simples, sempre há uma forma ou outra de resolvê-las. Se você falhar na primeira que tentar, pode partir para a próxima.

YAMAMOTO TSUNETOMO

Um samurai não deve nem beber demais, nem estar seguro demais de si mesmo, tampouco se dar ao luxo.

Jamais devemos abusar de nossas atitudes. Não podemos achar que somos perfeitos demais, como se não pudéssemos errar. Sempre temos que possuir juízo diante nossas atitudes e principalmente reconhecer os nossos limites.

BUSHIDO

Tenha compaixão, ajude os seus companheiros em qualquer oportunidade. Se a oportunidade não surge, saia do seu caminho para encontrá-la.

Sempre esteja disposto em ajudar seus amigos e as pessoas mais próximas. Isso demonstrará que a sua amizade é digna de se manter. As pessoas entenderão que podem contar contigo.

VÍDEOS EM DESTAQUE