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8 filmes injustiçados na história do Oscar

Os dias pós-cerimônia do Oscar são repletos de análises e reclamações em relações àqueles que acabaram sem receber suas devidas homenagens, de acordo com o gosto de cada um.

E se você – assim como eu – também não teve seu filme favorito como maior vencedor da noite, deve estar se lamentando e fazendo coro nas redes sociais com mais uma adição ao clube dos ignorados pela Academia, seja ele O Lobo de Wall Street ou Gravidade – vai do gosto do freguês.

E é exatamente sobre esse clube, nada exclusivo, que vamos falar. Afinal de contas, o número de injustiçados no Oscar é gigantesco, e os representantes só tornam nossas reclamações estúpidas desse ano perto dos nomes que estamos falando – afinal de contas, diretores como Charles Chaplin, Akira Kurosawa, Hitchcock e Kubrick nunca ganharam a estatueta, além de filmes como O Sétimo Selo e O Iluminado.

Vamos então à lista de 8 grandes filmes injustiçados pela Academia de Cinema.

1# Sem Destino – Easy Rider

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O clássico de Dennis Hopper é tido por muitos como o filme que deu início à Nova Hollywood, o movimento de contracultura que revolucionou Hollywood, lançando diretores como Francis Ford Coppola e Martin Scorsese e criando ícones da cultura pop mundial. É certo que muitos dos filmes dessa era em Hollywood foram homenageados – Bonny e Clyde e O Poderoso Chefão, para citar alguns – mas Easy Rider, o road-movie que acabava com o sonho americano, acabou sem a estatueta de Melhor Filme.

2# Três Homens em Conflito

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Possivelmente o maior spaghetti western da história, o terceiro capítulo da Trilogia do Homem Sem Nome interpretado por Clint Eastwood, com a clássica trilha de Ennio Morricone e direção de Sérgio Leone, não conseguiu sequer uma lembrança da Academia no Oscar. Se não for o melhor filme da história – apesar de alguns acreditarem nisso – com certeza é um dos mais cool.

 3# 7 Samurais

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Já é um absurdo Akira Kurosawa, um dos maiores cineastas da história, não ter sido homenageado pela Academia. Se não bastasse, um de seus maiores clássicos, 7 Samurais, além de não ter sido colocado entre os melhores filmes daquele ano – como o estrangeiro Amour foi em 2013 – sequer levou para casa a estatueta de melhor filme estrangeiro. Não foi bom para o Oscar, mas com certeza foi bom o suficiente para um remake feito anos depois, em Sete Homens e Um Destino, com Steve McQueen.

4# Luzes da Cidade

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Assim como Kurosawa, o gênio Charles Chaplin nunca levou o Oscar por melhor direção, só recebendo um Oscar por toda a carreira anos mais tarde – muito disso se deve à polêmica que o envolvia ao comunismo nos anos 40.  O romance Luzes da Cidade, um dos maiores da filmografia do diretor, não foi injustiçado apenas por não levar o Oscar de melhor filme – ele sequer recebeu indicações.

5# Taxi Driver

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Martin Scorsese, o maior da Nova Hollywood na opinião de muitos, demorou para encontrar seu lugar ao sol no Oscar, conseguindo a estatueta apenas em 2007 com Os Infiltrados. Taxi Driver, definitivamente no top 5 da filmografia de Scorsese, foi esnobado na premiação que teve como grande ganhador Rocky.

6# Psicose

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Um dos maiores clássicos da história do cinema e grande referência no gênero de suspense e terror, Psicose não teve seu ator, diretor, trilha sonora indicados ao prêmio. E não levou o Oscar de Melhor Filme no ano de Se Meu Apartamento Falasse…

7# Laranja Mecânica

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Em mais uma esnobada da academia, Stanley Kubrick não viu seu icônico filme levar as estatuetas de melhor roteiro, diretor, filme e edição daquele ano, perdendo todas para o grande vencedor da noite, Conexão França, de William Friedkin – um ótimo filme, mas que não chega perto de ser tão memorável quanto Laranja Mecânica.

8# Um Corpo que Cai

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Não gostamos de repetir diretores, mas quando se trata de Hitchcock, abrimos exceções. Vertigo foi indicado apenas para som e decoração do set, algo que torna a decisão da Academia ainda mais indigesta quando levamos em consideração que o longa foi considerado pela influente revista Sight and Sound, do Instituto de Cinema Britânico, como o melhor da história.