fbpx
obstáculos

A importância dos obstáculos em nossa vida

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Ah, os obstáculos… Ninguém gosta de tropeçar neles. Os problemas – e, consequentemente, os erros e os fracassos – costumam ser encarados pelas pessoas como uma catástrofe.

Ou você conhece alguém que gosta de enfrentar obstáculos? E ter problemas? E errar? E fracassar? Provavelmente, não.

Por isso eu gostaria de invocar John Kennedy. Num de seus discursos mais famosos, o presidente americano falou o seguinte: “A palavra crise, quando escrita em chinês, é composta por dois ideogramas. Um representa perigo. O outro, oportunidade.”

Bom, apesar de ter sido um grande líder, Kennedy não era exatamente um estudioso linguístico, e mais tarde descobriu-se que isso era um mito.

Mas o sentido por trás dessa declaração não poderia estar mais correto.

EXPANDINDO A ZONA DE CONFORTO

Ninguém nasce um homem de ferro. Se quisermos virar um, precisamos batalhar muito ao longo da vida.

Agora pensa o seguinte: quando estamos na zona de conforto – ou seja, desprovido de dificuldades – qual é a nossa tendência? Nos acomodar, claro. Todo mundo é assim.

O que nos faz crescer e evoluir são os obstáculos. Eles nos obrigam a fortalecer a nossa musculatura interior; a pensar de uma maneira mais criativa; a descobrir o nosso verdadeiro potencial.

Alguém aí sabe como funciona o processo de hipertrofia na musculação?

Quando você puxa ferro, o exercício estressa as fibras musculares. Depois do treino, durante o período de descanso, o corpo vai trabalhar para se recompor e regenerar os músculos, deixando-os mais resistentes e fortes. É assim que a hipertrofia funciona.

OS OBSTÁCULOS SÃO UMA BÊNÇÃO DISFARÇADA

Fazendo um paralelo com a vida, nós também precisamos de uma dose de estresse para nos fortalecer.

Não que viver estressado seja uma coisa boa, pelo contrário. O que quero dizer é que as pessoas ansiosas, em geral, ficam assim pela dificuldade em lidar com os problemas do cotidiano. Elas vivem atormentadas pelos obstáculos da vida.

Mas quando você passa a enxergar os obstáculos como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, passa a lidar de uma maneira mais tranquila e serena com eles.

Os desafios, no final das contas, são uma bênção disfarçada. E todos nós deveríamos aprender a abraça-los.

VÍDEO EM DESTAQUE