acessório masculino

Acessórios masculinos: como usar? Veja 7 dicas para o seu look

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

“Os detalhes levam à perfeição”, dizia Leonardo da Vinci, “e a perfeição não é um detalhe.” Essa frase do grande gênio renascentista, que foi dita há mais de 500 anos, continua bastante atual – especialmente no que diz respeito ao estilo.

Quando o assunto é moda masculina, a fundação do nosso look são as roupas. Uma calça jeans bonita, uma camisa com bom caimento, um sneaker cheio de atitude, e assim por diante. Mas os acessórios podem ajudar bastante a enriquecer o visual. Bora ver algumas dicas de como usá-los?

1# RELÓGIO

Vamos começar pelo básico: o relógio, conhecido também como “a joia do homem”. Se você quiser usar um único acessório no seu look, essa é a melhor opção.

O relógio combina com qualquer visual, em qualquer situação social. A chave é escolher um adequado ao look. Por exemplo, os modelos de aço são incrivelmente versáteis. Desde a “calça jeans + camiseta” até o “terno + sapato”, você pode usá-lo tranquilamente.

Com os modelos de couro, deve-se adotar mais cautela. Os mais minimalistas têm uma característica social, portanto devem ser usados em looks mais elegantes e formais. Já aqueles com uma pegada aviador – com diferentes funcionalidades no display – se adequam aos looks casuais também.

2# PULSEIRA

Instagram / @alexandretaleb

Seguindo no pulso, aí temos também as pulseiras e braceletes. Dá para usar no mesmo braço do relógio? Sim. Dá para usar no outro braço? Sim.

Os modelos em couro, aço ou ambos misturados são excelentes apostas, pois trazem um ar contemporâneo ao visual. As pulseiras de pedra também estão em alta, especialmente as rústicas.

Uma dica é usar um combo de pulseiras juntas. Isso cria um efeito bem descolado e moderno dando mais destaque aos acessórios.

3# ANÉIS

Instagram / @alexandretaleb

Pois é, senhores, os anéis não são uma exclusividade das mulheres. Quando um homem sabe usar, pode ficar bastante estiloso também.

O conselho aqui é adotar modelos mais robustos. O estilo e formato podem variar e você pode escolher aquele que combina melhor com você. Montar um combo com 2 ou 3 anéis na mão também dão um resultado sensacional.

Ah, sim: dê preferência aos anéis de aço ou prata, que são mais versáteis. Até pode usar modelo de ouro se você quiser, mas em geral eles são excessivamente chamativos, um pouco mais difíceis de combinar.

4# COLAR

Um colar bonito, com pingente estiloso, sempre ajuda a trazer personalidade ao look. Assim como no caso dos anéis, eu recomendo os modelos de prata/aço em vez de ouro — que é mais chamativo e, em vez de enriquecer o seu look como um todo, pode atrair os olhares somente para ele. Uma alternativa, também, é o colar de couro.

Com o pingente você pode escolher à vontade. Existem dezenas de opções, para todos os gostos: flecha, âncora, triângulo, temática militar, penas, elmo, etc.

Um detalhe importante na hora de usar colar é a altura dele. Não recomendo deixar muito alto, acima do peitoral, tampouco abaixo o umbigo. A região da barriga e peitoral é uma escolha melhor para esse acessório.

5# MEIA

meia invisível

Alguns dias atrás escrevi aqui no El Hombre um texto sobre como usar meias coloridas. Elas estão em alta e podem agregar bastante personalidade ao seu look.

Se você estiver de tênis, recomendo ir no básico: uma meia sapatilha, que é bem cavada e não aparece no tornozelo. É como se você estivesse sem meia, mas sem o perigo de ficar com chulé. O mesmo vale para o sapato social.

Mas na hora de bota, você pode ousar com uma meia colorida, especialmente as que trazem alguma padronagem. A dica básica para combinar esse acessório com o look? Roube a cor de alguma outra peça da sua roupa, tipo a camiseta.

6# ÓCULOS ESCUROS

Você sabia que a ciência já provou que os óculos escuros nos deixam mais atraentes? Pois é. Acontece que eles trazem simetria ao rosto e, além disso, nos dão um ar misterioso. Portanto vale a pena investir em algum modelo bonito.

Os modelos clássicos wayfarer, aviador ou clubmaster são infalíveis. Pode apostar sem medo. Mas há outros, também. Aí o negócio é experimentar na loja e ver se o acessório fica bom no seu rosto.

7# BONÉ & CHAPÉU

chapéu ou boné

Se você faz um estilo mais street style, aí o boné pode ser uma boa adição ao seu look, especialmente os modelos que trazem aba reta. Os monocromáticos estão em alta lisos e com filigranas simples estão em alta.

Agora, se você é tem um estilo mais hipster, pode apostar num chapéu. Minha recomendação é não usar um de aba curta – faz você parecer um integrante de boy band dos anos 1990 – e dar preferência aos chapéus de aba média ou alta.

PALAVRAS FINAIS

O segredo para usar qualquer acessório desta lista com estilo é buscar boas referências e inspirações. O melhor lugar para isso é o Instagram e o Pinterest.

Então não deixe de dar uma olhada nos perfis do Moda Masculina, que faz parte do grupo El Hombre. O Instagram é @modamasculina e o Pinterest @modamasculinablog.

SUGESTÃO DE LEITURA