fbpx
domingo, junho 16, 2024
InícioAtitudeAlcançar a perfeição? Impossível! Mas saiba como chegar próximo dela

Alcançar a perfeição? Impossível! Mas saiba como chegar próximo dela

Alcançar a perfeição é algo que todos nós já tentamos alguma vez na vida, e talvez, descobrimos da pior forma que é impossível. Seja perfeição na vida pessoal ou profissional, tentar alcançá-la, nem sempre é a melhor opção.

Segundo Sunil Rajasekar, executivo da tecnologia que ajuda a construir equipes de sucesso no mundo todo, sempre há espaço para melhorias, e não para a perfeição. Não importa o que você já tenha conquistado ou onde esteja em sua jornada, o responsável por “elevar o nível” é você. Mas para isso, existem alguns hábitos que vão te auxiliar a trilhar esse caminho. E lembre-se: não tente alcançar a perfeição, e sim o seu melhor, a cada dia:

1# NUNCA PARE DE APRENDER

O aprendizado é um processo que deve durar a vida toda, seja você o CEO de uma empresa ou pai de família. Converse com qualquer líder e verá que sempre estão procurando maneiras de aumentar sua base de conhecimento. Temos que ter ciência que o aprendizado não para quando saímos da escola. É algo que deve fazer parte do nosso dia a dia. Pode ter certeza que esse investimento fará muita diferença no seu futuro.

Obviamente, você deve se concentrar em sua área de especificação. Mas além disso, seja corajoso. Tente ampliar seu foco de conhecimento e busque novas perspectivas. Você ficará surpreso com o quanto pode aprender com outras fontes não tão óbvias. Dê uma chance a um livro novo, a um canal do YouTube ou até mesmo longas conversas com amigos e familiares. Mesmo que sejam assuntos não relacionados à sua vida profissional, eles podem te ajudar de diversas formas.

2# MANTENHA A POSTURA DE UM LÍDER

Caso você seja um líder, deve sempre pensar no quadro geral da situação. Além disso, é preciso observar como cada peça do “quebra-cabeça” de sua empresa se encaixa, indo do atendimento ao RH. Sua equipe é a chave do sucesso, e ela sempre deve vir em primeiro lugar. Ninguém é tão inteligente quanto todos juntos. Seu papel como líder é descobrir como pode ajudar sua equipe a alcançar sempre o melhor. Inclusive, não deve haver competição no ambiente de trabalho. O ideal é que seja um time. Quando um ganha, todos ganham, e vice-versa.

Para manter uma visão clara e panorâmica de sua equipe, é essencial que você tenha como aliado o seu gerente. Ele é quem mais tem  liberdade de tomar decisões. Ao se aproximar e ser um aliado dele, você conseguirá permissão para colocar em prática tarefas novas e mais “ousadas”. É importante que esteja totalmente ciente dos vários papéis que cada membro de sua equipe desempenha, a ponto de entender como eles se harmonizam entre si. Com esse conhecimento em mãos, você estará preparado para tomar tomar decisões rápidas e necessárias. Dessa forma, você conseguirá desenvolver muito bem a sua própria carreira, a caminho da perfeição.

3# CONSTRUA BONS HÁBITOS

Você já deve ter ouvido a afirmação “somos feitos de hábitos” e se questionado se isso é um fato. Sim, podemos trabalhar para construir bons hábitos que podem nos ajudar em tempos difíceis.

Saiba dosar o seu tempo entre coisas pessoais e profissionais. Pratique atividades que ajudem a ter um dia melhor, como exercícios físicos ou meditação. O burnout é real e não deve ser subestimado, e pode acontecer com qualquer um. Por isso, bons hábitos podem ser uma defesa poderosa.

4# SAIBA DAR E RECEBER FEEDBACKS

Todo mundo comete erros. Eles fazem parte na construção de qualquer processo. Mas lembre-se: é importante não cometer o mesmo erro duas vezes. O feedback, quando mais sincero possível, nos permite corrigir as falhas de forma rápida e eficiente. É possível prosperar com feedbacks construtivos, tanto dando ou recebendo.

Tente falar abertamente sobre seus erros e compartilhar o que aprendeu com eles. É assim que você se torna melhor. O feedback é uma via de mão dupla, e deve se abrir para aqueles em que confia e acredita. Dessa forma, todos se ajudam a alcançar seus objetivos.

Ok, dar feedbacks nem sempre é tão fácil. É preciso praticar para que isso se torne parte de sua rotina. Mas, trabalhando isso diariamente em seu trabalho, por exemplo, pode aprimorar e elevar seu comportamento corporativo. Um “ciclo de feedbacks” vai reforçar seu grupo, corrigindo maus hábitos e garantindo uma união mais forte entre a equipe.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.