Aprender inglês impulsiona a carreira por estas 5 razões

Um dos melhores modos de se diferenciar de seus competidores em sua área de atuação consiste no aprendizado de uma língua estrangeira — e entre estas o inglês continua a ser a melhor opção.

Qualquer que seja o seu objetivo – permanecer relevante em sua posição atual, trocar de emprego ou fazer algum tipo de trabalho voluntário – a aquisição de uma segunda língua o diferenciará dos demais candidatos.

Assim sendo, dominar a língua inglesa é essencial para a sua prosperidade no trabalho e para a sua distinção profissional, podendo ser bastante útil também para a aquisição de cultura.

Se você ainda não sabe falar em inglês, reunimos aqui 5 razões que irão convencê-lo da importância de adquirir essa habilidade.

1# VOCÊ SE DEPARARÁ COM NOVAS OPORTUNIDADES

Graças à nossa economia global, as indústrias dependem fortemente daqueles que têm a capacidade de se comunicar de maneira efetiva com parceiros estrangeiros, e um dos mais valiosos talentos de um profissional é a posse de uma segunda língua (ou mais).

Ter a capacidade de se comunicar com profissionais de outros países com desenvoltura é abrir uma porta para oportunidades muito valiosas.

Ainda não conseguimos persuadi-lo? Veja, então, o motivo pelo qual as empresas tendem a procurar profissionais capazes de se comunicar em outras linguagens.

Uma pesquisa de 2010 indicou que o governo americano gasta cerca de 225 milhões de dólares anualmente com serviços de tradução. E como estamos em 2018, essa cifra já deve ter subido muito. Numerosas empresas tendem a gastar um valor bastante alto com tais serviços, o que culmina em um custo altíssimo em termos de tempo e de dinheiro. Assim sendo, imagine o quão lucrativo seria, a uma organização, contar com funcionários que dominem as mais diversas linguagens.

2# VOCÊ CONHECERÁ NOVAS CULTURAS

Dominar um idioma é muito mais do que simplesmente conhecer a sua morfologia, a sua sintaxe ou o que quer que seja: é compreender as características sócio-culturais daqueles que o falam. 

E o cosmopolitismo é essencial no mundo globalizado em que vivemos, pois conforme as companhias expandem seus horizontes pelos continentes e servem as mais diferentes populações, mais necessários são os candidatos capazes de se inserir em outras culturas.

3# VOCÊ SE TORNARÁ MAIS CULTO

Pense comigo: você poderá ler notícias e artigos internacionais. Poderá ver vídeos e documentários que não têm legenda. Poderá ler livros sem tradução. No começo pode ser difícil, mas com o tempo você passará a gostar dessas coisas.

4# VOCÊ PODERÁ FAZER CURSOS NO EXTERIOR

Uma das melhores maneiras de expandir o seu conhecimento e se desenvolver como profissional é através de cursos, sejam eles dentro ou fora do país. No segundo caso, falar, ler e entender bem a língua inglesa é essencial para que você aproveite ao máximo todo o conteúdo do curso.

5# VOCÊ APRIMORARÁ A SUA LÍNGUA MATERNA

Algumas características são essenciais a todo profissional bem-sucedido: a habilidade de negociar, a criatividade, a racionalidade e a mente aberta. Tais aspectos são ressaltados quando aprendemos outra língua.

Estudos indicam que aprender uma língua é benéfico tanto para a memória quanto para o desenvolvimento de nossa capacidade de raciocínio.

E, mais do que isso, você notará também um impacto em seu conhecimento da sua língua materna. O seu português melhorará em termos de vocabulário, lógica e discurso, o que fará de você um comunicador ainda mais eficaz, auxiliando-o a expressar suas ideias e opiniões de maneira mais articulada, a fazer reuniões ou apresentações com maior dose de persuasão e a se comunicar melhor com seus colegas e/ou clientes.

VÍDEO EM DESTAQUE