Os 15 melhores países para morar e trabalhar no exterior

Você pensa em sair do Brasil num futuro próximo? Segundo uma pesquisa divulgada pela Época Negócios, 91% dos brasileiros têm vontade de trabalhar no exterior. Ou seja, a chance é alta de você estar dentro dessa estatística. Mas aí pinta o dilema: quais são os melhores países para morar, trabalhar e viver bem? Esse é uma questão muito importante para você não se meter numa furada internacional. Por isso, hoje vamos dar algumas sugestões boas de destino.

PORTUGAL, O MELHOR PAÍS PARA BRASILEIROS

No começo de 2018, um levantamento com 13 mil expatriados de 166 países avaliou quais era os países mais receptivos para imigrantes. E sabe quem ficou em primeiro lugar? Portugal. Além disso, eles foram eleitos o melhor país do mundo no prêmio World Travel Awards. Some isso ao fato que a adaptação para os brasileiros é mais fácil por lá, uma vez que falamos a mesma língua e temos uma cultura parecida, e podemos colocar Portugal como o campeão em nossa lista!

TOP 15 PAÍSES PARA IMIGRANTES

Mas se você fala inglês com fluência, as opções ficam bem mais amplas. Isso ajuda muito a se adaptar a um novo país. O site US News fez em 2018 um estudo dos 80 melhores países para imigrantes. Os primeiros 15 colocados foram os seguintes:

1# Canadá
2# Suíça
3# Suécia
4# Austrália
5# Alemanha
6# Estados Unidos
7# Noruega
8# Dinamarca
9# Holanda
10# Finlândia
11# Luxemburgo
12# Nova Zelândia
13# Áustria
14# França
15# Irlanda

Como vocês devem ter notado, a região europeia da Escandinávia se destacou com 4 países entre os 10 primeiros: Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. O IDH escandinavo é uma referência mundial, sempre com índices altíssimos. Para quem busca qualidade de vida acima de tudo, eles são os melhores países para morar.

E como não notar a medalha de ouro do Canadá, hein? Além de ser um país incrivelmente desenvolvido, eles são muito respectivos. Inclusive saiu uma notícia essa semana de que o país planeja receber 1 milhão de imigrantes nós próximos 3 anos. Ou seja, uma ótima oportunidade!

TOP 15 PAÍSES PARA GANHAR DINHEIRO

Ganhar dinheiro é bom e todo mundo gosta. Se essa for a sua principal motivação, acima até mesmo da qualidade de vida, a Business Insider divulgou uma pesquisa que revela os países em que expatriados têm salário maior. Olha só:

1# Suíça
2# Estados Unidos
3# Hong Kong
4# China
5# Cingapura
6# Emirados Árabes
7# Índia
8# Indonésia
9# Japão
10# Austrália
11# Malásia
12# Bahrein
13# Arábia Saudita
14# Alemanha
15# Canadá

Quando o assunto é dinheiro, esse ranking sugere que o Oriente está mais aquecido do que a Europa, apesar da Suíça ter ficado na primeira colocação. Só que a adaptação neles tende a sair mais difícil por causa da língua e cultura, que são muito diferentes da brasileira. Então reflita muito bem se você está cogitando ir para lá.

CONCLUSÃO: QUAIS SÃO OS MELHORES PAÍSES PARA MORAR, AFINAL?

No final das contas, a questão dos melhores países para morar depende do seu objetivo. Se você quer juntar um dinheiro para voltar ao Brasil e abrir um negócio, por exemplo, aí as possibilidades financeiras devem ter um peso maior na escolha. Fazer um esforço extra por um breve período, num país mais difícil, pode valer a pena.

Agora, se o seu objetivo é ter qualidade de vida acima de tudo, busque países com IDH maiores; culturas mais parecidas com a brasileira; e alta receptividade com a imigrantes. Você vai se adaptar com mais felicidade — e será bem mais feliz nesses lugares, pode ter certeza!

VÍDEO EM DESTAQUE