WandaVision

As referências, segredos e revelações de “WandaVision” no episódio final

A sexta-feira mais aguardada de 2021 (até agora) finalmente chegou! Depois de 8 episódios, sendo acompanhados semanalmente, fomos listando aqui os mais diversos segredos, revelações e referências de WandaVision. Porém, hoje chega ao fim esta jornada. #triste

A série foi a primeira da Marvel Studios na plataforma do Disney Plus, e se tornou um sucesso estrondoso de crítica e público. Foram diversos momentos divertidos e tensos que a série nos apresentou ao decorrer destas semanas. Finalmente a Marvel trouxe algo inovador para acrescentar em seu rico – e gigantesco – universo.

O último episódio, chamado de O Grande Final nos prepara para o futuro do MCU. E já adianto:é melhor pegar um lenço para enxugar as lágrimas e um bloco de anotações. A série responde muitos segredos, mas deixa alguns outros em aberto, para serem explorados nos próximos filmes. Ao final, compreendemos que WandaVision é muito mais do que falar sobre super-heróis, e sim sobre luto, isolamento e aceitação.

[Confira os segredos dos outros episódios em nossa série especial sobre WandaVision.]

Atenção: a matéria pode conter spoilers. Portanto, só prossiga a leitura caso não se importe ou já tenha conferido o episódio.

O VISÃO SEM SENTIMENTOS

O episódio 9 de WandaVision começa exatamente onde terminou. Após uma luta contra Agatha, Wanda percebe a chegada do Visão Branco e logo de início ela acha que é seu amado, porém ele começa a esmagar a cabeça de Wanda. Por sorte, Visão chega e impede que algo de ruim possa acontecer. Nos quadrinhos o Visão Branco não tem sentimentos e emoções, assim como apresentado na série. Uma ótima referência, diga-se de passagem!

WandaVision
Wanda encontrando com o Visão Branco pela primeira vez

DARKHOLD – O LIVRO DOS CONDENADOS

Lembra do livro misterioso que vimos anteriormente na caverna de Agatha? Pois bem, agora ela revela que é o Darkhold, o “Livro dos Condenados”. O artefato é bastante conhecido nos quadrinhos da Marvel. O livro foi apresentado nos anos 1970, como um escrito do demônio Chthon. Nas histórias, ele é usado para conjurar feitiços poderosos como acessar o Limbo, conjurar forças ocultas e invocar demônios poderosos. Na série, é possível observar que o livro conta com um capítulo especial dedicado à história da Feiticeira Escarlate.

WandaVision
Cena em que mostra o capítulo falando sobre a Feiticeira Escarlate

NA VERDADE PIETRO (OU FIETRO) É…

… uma pessoa normal. Após MUITO mistério e diversas teorias de que ele poderia ser Mefisto, o episódio 9 mostra que o rapaz é Ralph Bohmer, um simples morador de Westview, que ganha a vida como ator.

Agatha estava controlando ele com um feitiço, por isso ele se parecia com o Pietro dos X-Men. Mas é interessante notar que o nome Ralph Bohmer é mencionado por Agatha, que diz ser seu “marido” nos primeiros episódios, lembra?

WandaVision
A verdadeira identidade de Pietro (ou Fietro)

HOMENAGEM AO MERCÚRIO DOS X-MEN

Depois de revelar o grande mistério do Pietro, a cena presta uma homenagem à primeira aparição de Evan Peters como Mercúrio, no filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. No filme da Fox, ele é visitado por Wolverine, Professor Xavier e Fera, enquanto está jogando videogame e assistindo TV em seu quarto. Tal lugar é muito parecido com o “cafofo” de Ralph, apresentado em WandaVision.

WandaVision
O lugar onde está Ralph se parece muito com o quarto de Mercúrio nos filmes X-Men

DINASTIA M

Quando Wanda é confrontada pelos habitantes de Westview, que finalmente conseguem quebrar o controle mental, ela logo se vê cercada por uma população confusa e feroz. Eles exige explicações e atitudes para se verem livres daquela realidade perfeita. Neste momento, Wanda fala sobre como tentou fazer de tudo para dar a essas pessoas vidas tranquilas e pacíficas. Nos quarinhos, principalmente em Dinastia M, é justamente isso que a Feiticeira Escarlate faz. Ela dá “vidas perfeitas” a inúmeros de seus conhecidos e aliados.

WandaVision
Momento em que os moradores de Westview cercam Wanda e cobram respostas

WANDAVISION FAZ HOMENAGEM À DIVERSOS FILMES

Parece que além de nós, a Marvel Studios está com saudades dos cinemas também. Já é a segunda vez que a série WandaVision dá destaque ao cinema de Westview, e nele são feitas homenagens com filmes que se assemelham ao universo de Wanda. Além disso, algumas cenas deste episódio faz referência á diversos filmes famosos. Confira:

WandaVision
Cinema de Westview com exibição do filme Oz: Mágico e Poderoso
WandaVision
Cena em que Wanda joga um carro em cima de Agatha, e ela cai dentro de casa, deixando somente suas botas a vista. Tal cena faz homenagem ao O Mágico de Oz, filme em que a Bruxa Má do Leste é esmagada pela casa de Dorothy, deixando visível apenas suas botas.
WandaVision ou Os Incríveis? A cena mostra a família reunida contra militares, remetendo a animação da Disney/Pixar, de 2004.

VISÃO VS. VISÃO BRANCO

O embate mais esperado se torna real! Para os mais fanáticos da Marvel, será uma bela referência. Essa luta lembra um pouco o que já aconteceu nos quadrinhos, onde o Sintozoide enfrenta uma versão sua de outra realidade, o Anti-Visão.

Nesta cena, o Visão sabe que seu “outro eu” não possui sentimentos, e por isso ataca com mais força, o que acaba não adiantando, pois ambos possuem o mesmo tipo de luta.

A derrota de Visão Branco se dá após um debate ideológico, onde ambos conversam sobre o Paradoxo do Navio de Teseu. Ambos chegam a conclusão de que nenhum dos dois é o verdadeiro Visão, ao mesmo tempo que ambos são o mesmo Visão. O vingador criado por Wanda restaura os dados de memória de sua versão branca, que simplesmente vai embora. Com isso, fica a pergunta: será que ele irá retornar nos próximos filmes?

Depois de muito soco e pancadaria, ambos percebem que são o mesmo, e não existe o “verdadeiro” e nem o “falso” Visão…

OS PODERES DE MONICA RAMBEAU

Enquanto os gêmeos de Wanda estão enfrentando os militares, um deles quase recebe um tiro. Neste momento Monica Rambeau mostra mais de seus poderes. O corpo de Monica se torna luz, e conforme as balas passam por ela, vão perdendo a aceleração, caindo logo após atravessá-la. Nos quadrinhos, ela é capaz de se transformar em luz e outras formas de energia, e é bem provável que tenha sido isso que aconteceu nesta cena. WandaVision não dá muitas pistas sobre qual codinome Monica irá usar, mas agora já sabemos que ela certamente será uma grande heroína no futuro da Marvel Studios.

Monica mostrando mais de seus poderes

WANDA USA O FEITIÇO MENTAL

Esta cena parece um déjà vu. Enquanto Agatha observa o caos em Westview, Wanda se aproxima silenciosamente e usa o dom de telepatia em Agatha. Controlando a mente da vilã, ela revive o momento em que traiu e roubou os poderes das bruxas de seu coven. A forma como Wanda se aproxima e usa seu feitiço lembra bastante uma cena parecida em Vingadores: Era de Ultron, onde ela faz a mesma coisa com Tony Stark.

Wanda entrando na mente de Agatha, assim como fez com Tony Stark

WANDA SE REVELA COMO FEITICEIRA ESCARLATE!

Após uma longa batalha com Agatha Harkness, Wanda assume seu posto e sua magia, transformando-se de vez na Feiticeira Escarlate. Com isso, ela ganha uma nova roupa, com direito a uma tiara, remetendo ao visual clássico dos quadrinhos. Neste momento, Agatha Harkness diz que a Feiticeira Escarlate é mais poderosa que o Mago Supremo.

Wanda agora de FATO é a Feiticeira Escarlate

O QUE VAI ACONTECER COM AGATHA HARKNESS?

Após ser derrotada, Agatha fala que Wanda liberou algo extremamente poderoso, e que vai precisar de ajuda. Wanda rebate, dizendo que vai procurá-la quando isso for necessário. Só que para surpresa dos fãs, Wanda transforma Agatha novamente em Agnes. Isso mesmo, a vizinha chata. Ou seja, Agatha ficará presa na personagem de Agnes, mesmo no mundo real.

Com tal acontecimento, temos a chance de ver a vilã novamente no MCU. Será que ela vai retornar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, sendo uma mentora para Wanda, assim como nos quadrinhos?

Agatha ao saber que vai ficar presa na personagem de Agnes, a vizinha chata

A DESPEDIDA COM REVELAÇÕES

Ao fim do dia, Wanda reconhece que não pode mais ficar na “realidade perfeita” de Westview. Ela reúne seus filhos e o Visão para uma despedida. Com isso, o domo começa a se fechar sobre a cidade. Após dar boa noite para os gêmeos, Visão questiona novamente sobre a sua real identidade para Wanda, e ela decide abrir o jogo. Nesse momento, a heroína diz: “Você é a parte da Joia da Mente que vive em mim”. Isso explica que a gema do infinito deixou algo a mais em Wanda, além de expandir seus poderes.

Após o diálogo, vemos Visão emocionado, pouco antes do domo chegar e fazer com que ele suma. Neste momento, pela primeira vez no MCU, Visão derruba uma lágrima! Tal acontecimento faz uma referência à frase “Até um androide pode chorar“, que é o nome de uma das histórias mais lindas do herói. Nesta HQ, Visão entra definitivamente para os Vingadores ao chorar, provando que não é apenas uma máquina.

Cena com diálogos interessantes e emocionantes entre Wanda e Visão

PRIMEIRA CENA PÓS CRÉDITOS DE WANDAVISION

Wandavision termina e somos surpreendidos com duas cenas pós créditos. Na primeira, Monica é convocada por uma detetive para ir até o cinema de Westview, onde supostamente iria se encontrar com outro agente para discutir um assunto importante. Esta detetive, porém, se revela ser uma Skrull. Ela diz que um amigo da mãe de Monica está lhe chamando no espaço. Esse tal “amigo” pode ser Nick Fury, que como vimos em Homem-Aranha: Longe de Casa, agora lidera uma estação espacial formada por skrulls.

Isso só levanta revela que Monica Rambeau será de extrema importância nos próximos filmes da Marvel. Pois provavelmente iremos acompanhar estes desdobramentos na série Invasão Secreta e no filme Capitã Marvel 2.

Agente se revela ser uma Skrull para Monica Rambeau

SEGUNDA CENA PÓS CRÉDITOS DE WANDAVISION

Acompanhamos Wanda em um lugar isolado, morando em uma cabana. Por um momento, acreditamos que a personagem tenha aceitado o fim do Hex e esteja tentando levar uma vida tranquila. Mas logo em sequência, em tom sombrio, vemos a personagem em projeção astral lendo o Darkhold. Ela escuta as vozes dos seus filhos, dando a entender que Wanda está estudando uma maneira de trazê-los de volta.

Nos quadrinhos, quem lê o Darkhold fica consumido por sua magia sombria. Isso nos mostra que o destino da Feiticeira Escarlate pode ser de caos e destruição, já que a personagem se envolveu com um artefato tão perigoso. E vale lembrar que WandaVision estará conectado com o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Será que Wanda poderia ser uma das vilãs do novo longa? Iremos aguardar…

Wanda estudando o Darkhold com o uso da projeção astral, assim como Doutor Estranho