fbpx
casas pré-fabricadas

As vantagens de viver em casas pré-fabricadas de madeira

Atualmente, há cada vez mais interesse em casas pré-fabricadas para serem usadas como moradas de férias e habitação permanente.

A procura crescente por opções mais amigas do ambiente e rápidas de erguer fez com que as construções de madeira começassem a ser vistas como uma excelente opção.

As casas pré-fabricadas de madeira podem ser isoladas ou não, de acordo com as necessidades especificas dos seus futuros moradores.

Se o objetivo for a construção para habitação permanente ou de uma casa de férias que também possa ser usada noutras estações que não o verão, é aconselhável que opte pelo seu isolamento, por forma a melhorar o conforto térmico e também a própria durabilidade da estrutura.

As vantagens em optar por viver numa casa pré-fabricada isolada são inúmeras. Para que possa saber tudo sobre este tema, reunimos as principais ideias sobre elas.

Casas pré-fabricadas de madeira podem ser frias e desconfortáveis no inverno?

Muitas pessoas têm a ideia de que as casas pré-fabricadas de madeira só podem ser usadas no verão e que estas são frias e desconfortáveis no inverno.

Na verdade, esta ideia está completamente errada, pois a madeira que é usada na construção destas casas é um excelente isolante térmico (e acústico também) e dessa forma conseguem mantê-las com uma temperatura confortável no seu interior.

Ainda assim, se pretende usar a casa no inverno é aconselhável investir no isolamento da habitação. Isso fará com que a capacidade de retenção de calor aumente substancialmente e com que as suas despesas com o aquecimento da casa sejam menores.

O isolamento das casas pré-fabricadas pode ser aplicado nas paredes, teto e piso. Ao optar por isolar a casa por completo, é possível evitar as perdas de calor tão comuns em outros tipo de construções mais habituais (como a construção em tijolo).

Também é preciso ter atenção às janelas e portas usadas. Na verdade, estas representam uma entrada de correntes de ar frio e perdas de calor. São um dos motivos de desconforto térmico mais frequentes em todo o tipo de construções, incluindo as casas de madeira.

Por isso, é importante optar por janelas e portas que usem materiais que evitem essas correntes de ar e que estejam bem instaladas e sem folgas.

Assim, é fácil perceber que optar por viver numa casa pré-fabricada de madeira isolada representa um conforto térmico muito melhor do que viver na maioria das casas tradicionais.

Viver em uma casa pré-fabricada fará com que esteja sempre doente?

Este é um dos maiores erros que se associa às casas pré-fabricadas de madeira. Pelo contrário, viver neste tipo de casa ajuda a resolver problemas de saúde, principalmente os relacionados com o sistema respiratório e a mente.

Sabemos que a madeira é um material natural. Assim, ao viver numa casa de madeira consegue usufruir dos benefícios da madeira, pois o ar que se respira no seu interior é mais saudável.

O isolamento da casa nada não prejudica a qualidade do ar, sendo que conseguirá ter uma casa com uma excelente relação térmica e ainda um ambiente saudável.

Para além das questões relacionadas com a qualidade do ar e benefícios para o sistema respiratório, as casas pré-fabricadas de madeira também são excelentes para a saúde mental.

Vários estudos indicam que viver num ambiente natural, como é o caso de uma casa de madeira, ajuda a manter uma boa saúde mental, pois terá um sono mais profundo e a sentir-se-á mais relaxado.

Desta forma, as casas de madeira são uma excelente escolha para conseguir viver de forma saudável e mais próxima da natureza.

As casas pré-fabricadas de madeira isoladas são caras?

As casas pré-fabricadas de madeira apresentam preços excelentes quando comparadas com casas com estruturas semelhantes em alvenaria. São inúmeras as situações em que se consegue uma poupança muito substancial, ao optar por uma casa de madeira pré-fabricada em detrimento das casas de alvenaria.

A aplicação de isolamento às casas de madeira faz com que o seu preço final aumente um pouco, mas ainda assim continua a obter um preço final, por metro quadrado, inferior a outras opções de construção mais frequentes.

Para além disso, o valor extra que se investe para o isolamento de casas pré-fabricadas de madeira é recuperado em pouco tempo, através da poupança em fontes de calor contínuas.

Desta forma, as casas pré-fabricadas de madeira não podem ser consideradas como caras.

As casas pré-fabricadas isoladas precisam de muita manutenção?

Todos os tipos de construção precisam de ter alguns cuidados de manutenção por forma a assegurar o seu bom estado geral e boas condições do seu interior.

As casas pré-fabricadas de madeira não são uma exceção e é recomendável que todos os anos, antes do início do inverno, uma inspeção às condições da estrutura da casa por forma a detectar e resolver qualquer eventual problema, assim que possível.

Dessa forma, conseguirá perceber, por exemplo, se a casa precisa de ser pintada ou se alguma janela ou porta precisa de ser reajustada, podendo atuar de imediato e prevenindo situações futuras mais complicadas e dispendiosas de resolver.

Por norma, só precisará de pintar a casa de madeira a cada 5 a 10 anos (dependo da exposição solar dela), o que é semelhante ao que acontece com casas de alvenaria.

Em relação ao isolamento destas casas, este tem uma durabilidade muito elevada e se a estrutura exterior for bem mantida, não terá de se preocupar com este fator.

Desta forma, a manutenção das casas pré-fabricadas de madeira acaba por ser semelhante a outras estruturas.