fbpx
camisa preta terno

Camisa preta com terno: como usar?

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Já falamos algumas vezes aqui no El Hombre que o visual all black está em alta. Mas em geral, os homens apostam nesse estilo em looks casuais. E quando a ocasião pede um traje formal? Dá certo usar camisa preta com terno?

Há quem ama e há quem odeia essa combinação. É fato que a camisa branca é mais formal. Mas com algumas dicas básicas, dá para fazer essa combinação só com peças pretas ficar bem sofisticada e estilosa. Bora ver umas ideias?

1# COLETE PRETO

O terno completo, como já falamos no site, é composto de três peças: calça, paletó e colete. Em geral no Brasil os homens dispensam o colete, mas ele pode ser um grande aliado nesse look.

terno-preto-camisa-preta

2# COSTUME COM PADRONAGEM

Que tal sair do clássico e escolher um costume com uma padronagem discreta, tipo xadrez em cinza escuro? Fica super estiloso.

terno-preto-camisa-preta

3# LENÇO DE PALETÓ

O lenço de bolso é um acessório que eleva qualquer look formal, inclusive quando você estiver de costume preto e camisa preta. Uma escolha que fica show? Lenço também preto com alguma padronagem leve.

terno-preto-camisa-preta

4# PRENDEDOR DE GRAVATA

Outro acessório matador é o prendedor de gravata. Essa é uma peça minimalista, mas que pode fazer toda a diferença no resultado final.

terno-preto-camisa-preta

5# GRAVATA PRETA

Adivinhem só qual é a melhor opção de gravata para usar com terno preto e camisa preta? Sim, senhores, uma gravata preta também, no máximo com alguns detalhes em cinza escuro. Se você pegar uma gravata colorida, vai quebrar o visual e ficar chamativa demais.

terno-preto-camisa-preta

6# GRAVATA BORBOLETA

Bora acrescentar uma dose extra de elegância ao look? Você pode trocar a gravata clássica por uma borboleta, dando ares de black tie ao visual. Mas somente nas ocasiões em que esse dress code seja adequado, claro.

terno-preto-camisa-preta

CONCLUSÃO: COMO USAR CAMISA PRETA COM TERNO

Como vocês viram nas fotos, o look de terno preto e camisa preta pode ficar show. Mas por ser mais ousado, não há espaço para erro. Você tem que estar com as peças bem ajustadas, com o grooming em dia e, de preferência, utilize alguma das ideias que demos acima.

ACERTANDO NO TECIDO DA CAMISA

Muitos homens são desleixados no que diz respeito ao tecido da camisa social. Mas isso faz toda a diferença (i) no caimento do peça, (ii) na aparência dela e (iii) no conforto ao usá-la.

O ideal é que a camisa seja de fibras naturais, especialmente o algodão, que permite à sua pele respirar melhor. Os tecidos sintéticos (como poliéster) são mais abafados.

A nossa sugestão, portanto, é optar pelos modelos 100% algodão ou que tenham uma pequena porcentagem de elastano na composição, por exemplo uns 3%. Por ter uma propriedade elástica, o elastano proporciona um caimento mais slim à camisa e também a ajuda a amassar menos.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.