Como acordar cedo: 5 passos para criar esse hábito

Você quer ser mais produtivo em 2019, tanto na vida pessoal quanto profissional? Um dos segredos para isso é acordar cedo. Esse hábito leva o nosso rendimento diário a um nível mais alto — e os benefícios são muitos. Só que nem sempre é fácil acostumar o nosso corpo (e a nossa mente) a despertar nos primeiros raios de sol. Por isso reunimos hoje 5 dicas de como acordar cedo todos os dias.

1# BUSQUE UMA BOA MOTIVAÇÃO

Antes de mais nada, qual é a sua motivação para acordar cedo? Se você não tiver uma, esse plano dificilmente vai dar certo. Uma excelente razão para adotar esse hábito é a possibilidade de se dedicar a um projeto pessoal, tipo exercício físico ou qualquer hobbie, antes de ir pro trabalho. Outra vantagem: dá para tomar um café-da-manhã com a devida calma, sem medo de se atrasar para o escritório ou faculdade. Algumas pessoas também gostam de trabalhar cedinho, porque a cidade ainda está calma e silenciosa, o que ajuda a se concentrar.

2# TRACE SUA META E VÁ PROGREDINDO

Que horas você quer acordar? Digamos que sua meta seja 06:00, mas atualmente você tem o hábito de levantar às 07:30. Em vez de fazer uma mudança brusca, você pode fazer uma progressão para ajudar o seu corpo a se acostumar. Vá retirando 15 minutos por semana. Primeiro 7:15, depois 7:00, então 06:45, etc. Isso facilita a adaptação.

3# DEITE-SE MAIS CEDO E FUJA DAS TELAS

Não adianta querer acordar às 06:00 se você for para a cama à meia-noite. Você ficará muito cansado no dia seguinte. Planeje-se para ter 7 ou 8 horas de sono. Agora, não adianta fazer a conta de deitar às 22:00 para acordar às 06:00. Você deve lembrar que levamos algum tempo para cair no sono. Programe-se para deitar 30 minutos antes e leia um livro, que é muito mais eficiente para relaxar a mente do que olhar para telas de TV ou smartphone, porque elas estimulam muito o nosso cérebro. Podcasts também são uma boa ideia. Ou planejar seu dia seguinte numa agenda de papel.

4# CRIE UMA ROTINA MATINAL

Se você quer ter o hábito de acordar cedo, é importante condicionar seu corpo a esse padrão — e sua mente também. Por isso desenvolver uma rotina matinal ajuda bastante. Acordar, ler as notícias em seus sites preferidos no smartphone, tomar uma ducha, preparar o café… Esse é apenas um exemplo, o segredo é encontrar uma rotina que funciona para você. E nada de ficar apertando o botão soneca, hein? Quando o alarme tocar, desenvolva o hábito de acordar mesmo.

5# DESCANSE (MUITO) BEM À NOITE

Para acordar com disposição cedinho, você precisa descansar bem à noite, correto? Aquela dica de deitar mais cedo já vai ajudar, mas há outros truques. Por exemplo, se você ronca, isso pode prejudicar a qualidade do sono. No caso de apneia, é pior ainda. Busque o auxílio de um profissional para melhorar isso. Outras dicas: fazer um jantar leve; evitar café durante a tarde; não cochilar durante o dia; e fazer 10 minutos de meditação à noite.

VÍDEO SOBRE ACORDAR CEDO