Como escolher o perfume ideal para você? Temos 6 dicas

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Que perfume é uma escolha pessoal é uma afirmação tão óbvia que até vamos pular essa parte. Mas foi-se o tempo em que homem usava uma marca só a vida toda.

Só que não está sendo fácil querer variar e escolher uma fragrância diferente na perfumaria ou no free-shop, entre tantos lançamentos. Se você compra pela internet, piorou. Como saber de antemão qual perfume é mesmo bom e realmente combina com a gente?

Muitos homens preferem manter a tradição e adotar sempre a mesma marca, como uma espécie de assinatura pessoal.

Entretanto, dá para ter um perfume para cada ocasião ou intenção. E com tantas opções vale a pena se interessar pelas novidades. Até porque as marcas lançam a toda a hora novas versões de seus perfumes tradicionais.

Escolher um novo perfume às vezes é tarefa de juntar pedaços de informação antes de se decidir e passar o cartão de crédito. Confira algumas pistas do caminho que podem levá-lo à escolha de um perfume bem legal para você.

1# CONFIE NAS MARCAS QUE VOCÊ CONHECE

As composições dos perfumes são verdadeiros segredos de estado e as marcas pagam milhões para os grandes perfumistas criarem composições únicas, que às vezes levam centenas de notas diferentes para compor o cheiro ideal.

Mas os perfumes de uma mesma marca quase nunca são radicalmente diferentes entre si. Um pode ser mais fresco, outro mais intenso, mas seguem uma linha olfativa característica daquela marca. Se você é fã de um determinado perfume, as variações dele dificilmente vão decepcioná-lo.

2# DECIFRE A MENSAGEM DO NOME DO PERFUME

Existe uma regra (não muito rígida) que diz que fragrâncias mais leves e frescas são ideais para o dia e o trabalho, enquanto as mais encorpadas e sofisticadas combinam melhor com a noite.

Muitas fragrâncias, porém, lançam novas versões de seu perfume principal agregando ao nome uma pista de sua indicação de uso:

  • Sport: em geral são perfumes mais frescos, com notas mais leves e energéticas, como as cítricas (limão, bergamota, laranja) e de ervas (menta, hortelã, lavanda, alecrim, sálvia).
  • Aqua ou Blue: por remeter à água e esportes aquáticos, também são leves e costumam levar notas cítricas, de ervas e marinhas, como relva, orvalho etc.
  • Summer: sempre é uma versão mais leve do perfume original, para os meses quentes, com adição de notas refrescantes, cítricas e aquáticas.
  • Intense ou Black: já entregam que são mais encorpados. Geralmente têm notas bem masculinas, como tabaco e couro, aliadas a especiarias (canela, cravo, noz-moscada, pimenta) e reforço nas madeiras (cedro, sândalo, pinho, musgo, âmbar). Estas últimas, aliás, estão quase sempre presentes nos perfumes masculinos.
  • Night ou Nuit: o nome indica que a fragrância é ideal para os encontros noturnos, as festas e baladas. Também costumam ter notas mais intensas e sofisticadas na composição.

3# IDENTIFIQUE-SE COM O PERFUME DOS OUTROS

Nada de sair por aí cheirando seus colegas de trabalho, mas achar bom o perfume que alguém está usando é meio caminho andado para uma escolha acertada. Há que ter cuidado, porém.

“A fragrância reage de forma diferente em cada tipo de pele”, diz a especialista em perfumes Renata Ashcar, autora do livro Brasilessência: A Cultura do Perfume. Mas a diferença, no geral, não é tão gigante assim.

O perfume que cai bem no seu amigo tem grandes chances de cair bem em você também.

4# CHEIRE O PERFUME ANTES DE COMPRAR

O ideal é sentir o perfume no tester, o frasco que a loja deixa aberto para esse fim. Nesse caso, aplique nas fitas de papel, nunca em você mesmo, principalmente se for experimentar três, cinco, dez fragrâncias diferentes (imagine seu estado no fim da empreitada).

Seja como for, os especialistas afirmam que depois de cheirar uns três perfumes seguidos seu olfato já fica embolado.

Outro problema é que os perfumes têm três estágios de cheiro, que mudam ao longo do tempo: o primeiro logo que é espirrado; um segundo que se manifesta uma meia hora depois; e um terceiro, mais duradouro, que se estende pelo tempo todo em que você estiver usando a fragrância.

Portanto, o cheiro do perfume espirrado não vai o mesmo daqui a duas horas. Nem no papel do teste, nem no seu corpo.

5# PRESTE ATENÇÃO À PROPAGANDA

Como perfume é só perfume, para atrair o consumidor e se diferenciar da concorrência o marketing das marcas busca agregar ao produto qualidades difíceis de caber num vidro.

Nos anúncios, elas ao perfume a capacidade de fazer você parecer “confiante”, “vencedor”, “determinado”, “aventureiro”, “ousado”, “sexy”…

É subjetivo, mas até pode ser verdade! “Fragrâncias são grandes aliadas masculinas para elevar a autoestima, ganhar confiança e aumentar o poder de atração”, diz Renata Ashcar.

6# LIGUE-SE NO CARA DA FOTO

Outra decisão mercadológica que envolve muito dinheiro é a escolha do homem que vai representar o consumidor-alvo nas campanhas publicitárias e eventos.

O objetivo é fazer você se identificar com o perfil ou estilo de vida do “embaixador” ou “rosto” da fragrância. É um piloto de Fórmula 1? Jogador de futebol? Ator famoso? Modelo bonitão?

O que ele veste também pode ser uma indicação de uso: terno, smoking, regata ou está sem camisa? O objetivo é seduzir? Ele tem uma mulher do lado? Ou duas?

“Cada detalhe é pensado para evocar um universo aspiracional ao que o consumidor gostaria de pertencer”, explica Renata Ashcar. Corpo em forma, personalidade marcante, fama e sucesso profissional são alguns dos atributos levados em conta na eleição do ator, modelo ou atleta símbolo da marca.

Claro que usar este ou aquele perfume não deixa ninguém parecido com o David Beckham, Adam Levine, Neymar, Caio Castro… Mas o “rosto” dá uma pista boa da quem é o cara que a marca acredita ser o consumidor do produto.

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Este artigo foi publicado originalmente em nosso parceiro Homem no Espelho; clique aqui para conhecer mais do site

Wilson Weigl

Criador do site "Homem no Espelho", de grooming. Foi editor de Cuidados Masculinos da revista GQ, responsável pelas seções e reportagens de cuidados corporais, saúde e fitness. Antes, trabalhou como editor em Men’s Health.

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