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Como se vestir bem no trabalho: um guia para homens

Pedro Nogueira Editor-Chefe

Há muito tempo atrás, numa galáxia nem tão distante de nós, os homens de quase todas as profissões usavam terno e gravata para trabalhar. Mas as coisas mudaram e, hoje em dia, a etiqueta de roupa para o escritório ficou bem mais flexível. Isso criou um dilema para nós: como se vestir bem no trabalho?

Se antes o terno era praticamente um uniforme, o que facilitava bastante a escolha da roupa pela manhã, agora temos que queimar diariamente alguns neurônios em busca do look ideal. Para ajudar vocês, caros leitores, a criar uma impressão positiva no ambiente de trabalho, eis algumas dicas de estilo para jovens profissionais:

1# COMPREENDA A CULTURA DA EMPRESA

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A lição mais importante é compreender a cultura da empresa em que você trabalha. Existem diferentes dresses codes para um grande escritório de advocacia e uma startup de tecnologia, por exemplo. Tanto o underdress (se vestir pior que os colegas) como o overdress (muito melhor que eles) podem afetar negativamente sua imagem. Melhor é seguir a filosofia do escritório.

2# VISTA-SE UM DEGRAU ACIMA DA SUA POSIÇÃO

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Falei acima sobre o perigo do overdress. Mas isso não quer dizer que você deve ser mais um na multidão. Pelo contrário, busque sempre se destacar, apenas sem exageros. Uma boa alternativa é se vestir um degrau acima da sua posição. Nunca um degrau abaixo ou dois acima. Pense no cargo que você quer chegar daqui um ou dois anos. Agora vista-se de acordo com ele.

3# CASUALIDADE NÃO É SINÔNIMO DE DESLEIXO

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Ok, você trabalha numa startup, onde a casualidade reina soberana. Isso quer dizer que você pode acordar e colocar qualquer roupa do armário para trabalhar? Não. Casualidade não é sinônimo de desleixo. Fique atento ao caimento das roupas, pense na combinação calça/camisa/calçado e garanta assim uma boa imagem profissional entre seus pares ou superiores.

4# ATENÇÃO AOS DETALHES E AO CONFORTO

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Eu já devo ter repetido essa frase dezenas de vezes aqui no site, mas vou falar de novo: os detalhes fazem toda a diferença. Acrescentar ao look um relógio estiloso, vestir um belo par de sapatos ou colocar um pocket square no blazer são coisas que darão um up no seu visual. Lembre-se também do conforto. Para trabalhar bem, você precisa estar confortável (física e psicologicamente) com sua roupa. Esse é um fator fundamental para levar em conta na hora de se vestir.

5# SEJA TRADICIONAL SE VOCÊ MEXE COM DINHEIRO

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Uma regra básica? Quanto mais você mexe com dinheiro do cliente ou da empresa, mais deve ser tradicional e conservador nas suas roupas. Sejamos honestos: advogados, contadores, administradores e gerentes de banco não passariam muita credibilidade de bermuda e chinelo.

6# ESTÁ INSEGURO? APOSTE NA SIMPLICIDADE

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Se você está inseguro sobre o que usar, aposte na simplicidade. Tipo um costume azul marinho para ambientes formais ou jeans com blazer nos casuais. Tenha em mente que você não está se vestindo para chamar a atenção de uma mulher bonita no bar. O seu foco é passar credibilidade. Melhor deixar a ousadia para sexta e sábado à noite.

7# VISTA-SE COMO VOCÊ QUER SER VISTO

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Se você causa uma primeira impressão ruim, depois fica difícil reverter o jogo — isso pode inclusive prejudicar sua carreira no futuro. Então se vista como você quer ser visto. Quer passar uma imagem de seriedade? Ou de criatividade? Ou de trabalhador? Pense em roupas que traduzam esses traços e mãos à obra.

VÍDEO SOBRE COMO SE VESTIR BEM NO TRABALHO