Como usar touca ou gorro masculino com estilo

O inverno brasileiro pode não ser dos piores, mas há alguns dias em que o frio chega com tudo. Já fizemos aqui no El Hombre uma matéria com 14 dicas para se vestir bem quanto a temperatura está lá embaixo. E, hoje, vamos nos focar em um item específico: o gorro. Ou touca, como algumas pessoas preferem chamar.

Para combater os dias de vento gelado, esse é um acessório muito bem-vindo. Em primeiro lugar, para manter a nossa cabeça e orelha quentinhas. Em segundo lugar, para trazer uma personalidade rústica ao nosso look. Bora ver algumas dicas para acertar na escolha do seu?

APOSTE NAS CORES NEUTRAS

Se você quer fazer uma aposta segura com seu gorro, aposte em cores neutras como cinza ou azul-marinho, porque elas combinam mais com o inverno e são mais fáceis de harmonizar com o resto do look. Marrom, bege, preto e verde-militar também são boas opções. O importante é evitar cores ou estampas chamativas.

ANTES OU DEPOIS DO CABELO?

Alguns homens gostam de usar a touca antes do cabelo, mais ou menos na metade da testa; outros preferem depois, deixando uns dois dedos do cabelo para fora. Escolha a opção que faça você se sentir mais confortável. Mas um conselho? O ideal é que o gorro cubra pelo menos um pedaço da sua orelha.

O GORRO DEVE COBRIR A ORELHA?

Aproveitando que falamos em orelha no item anterior, o gorro precisa sempre cobri-la? Não se você estiver usando uma touca pescador, que é menor. Em meses de outono ou primavera, pode funcionar legal no look. Mas é melhor evitá-la no inverno.

E se você quiser cobrir a orelha inteira com o gorro, pode sim. Especialmente naqueles dias de frio intenso. Mas eu acredito que, em geral, deixar um pedaço da orelha para fora traz mais harmonia ao visual.

DOBRAR OU NÃO DOBRAR, EIS A QUESTÃO

O dilema entre dobrar ou não a touca depende do look que você deseja montar. Se quiser um visual mais descontraído, pode deixá-la sem dobra, fazendo uma leve caída no final. Agora, caso seu objetivo seja manter o look um pouco mais alinhado, vale a pena dobrar.

COMO COMBINAR COM O LOOK

O gorro masculino combina muito bem todas aquelas peças tradicionais do inverno. Por exemplo jaqueta de couro, cardigan, camisa de flanela, blazer de lá, bota, cachecol, sobretudo, camisa jeans, etc. Ainda mais quando as peças têm tons escuros.

E o hoddie de moletom? Esse item acho delicado para usar com gorro, porque vai dar um visual muito esportivo. Eu não recomendo. Acredito que o look ficará exageradamente relaxado com essa dupla. Mas se você for adepto do streetwear e quiser arriscar, não estará cometendo nenhum pecado também.

Por fim, vale lembrar que a touca masculina não é um item exclusivo do inverno. Dá para usá-la também em looks com camiseta, como no exemplo aqui em cima. Agora, vamos ser honestos: combina bem melhor com casaco, não?

VÍDEO EM DESTAQUE