O loft possui características únicas que o distingue de outros projetos projetos arquitetônicos: ambiente sem paredes, pé direito alto, sem coluna de sustentação aparente e com uma pegada no estilo urbano. Sua origem é americana e surge dos galpões de indústrias que não eram mais usados, e se localizavam em lugares desvalorizados. Sua concepção era descolada e atraente para moradia, por também apresentar um preço acessível.
Atualmente é um tipo de residência que requer um planejamento atento pois a organização e disposição dos móveis podem se tornar mais complexos quando comparados às decorações de casas convencionais. Além das particularidades já mencionadas, o loft dispõe de janelas amplas, e os mais clássicos – de antigos galpões – podem ter tubulações visíveis, paredes com acabamentos simples com tijolos e pedras aparentes, assim como dormitório no mezanino. Mas isso não significa que fazer uso de outros revestimentos e iluminação não seja permitido.
Se você encontrou um espaço para alugar ou comprar e alterar, é importante ficar atento à algumas particularidades dos ambiente. Eles precisam ser divididos de forma adequada, para que a disposição fique equilibrada. Sem esquecer que alguns ambientes precisam de privacidade como é o caso do banheiro e do quarto. Por sua vez, a cozinha deve ser pensada para previnir que odores de alimentos se espalhe pelo ambiente. Criar novas divisões no espaço também pode ser necessário.
Para te inspirar e ajudar encontrar soluções para um loft fizemos uma lista com ideias que podem ser aplicadas a esses tipos de imóveis. Confira a seguir, as fotos de lofts que demonstram uma forma de morar contemporânea.
DIVISÓRIAS
Como os ambientes não possuem paredes para separar os cômodos, existem alternativas de divisórias vazadas, que são ideais para a passagem do ar e claridade. Elas podem ser de ferro ou até mesmo de blocos vazados chamados de cobogós.
Sem paredes ou divisórias é possível que os móveis pareçam estar distribuídos aleatoriamente pelo espaço e sem organização. Por isso, o ideal é se pensar em uma configuração que aproveite os móveis para justamente separar os cômodos como estantes, armários e balcões. Os móveis vazados são ideais, pois tem função tanto de um lado quando de outro.
Tapetes pode ser um grandes aliados na hora de delimitar os espaços, pois cria uma “linha” no chão, além de proporcionar mais conforto. Já as cortinas isolam os ambientes como paredes e têm a vantagem de serem fáceis de instalar.
ESCADAS
A escada caracol é indicada para ambientes mais compactos pois tem a vantagem de ocupar menos espaço. Já em locais maiores, é possível aproveitar o vão da escada para embutir um móvel como a escrivaninha do exemplo abaixo. Usar quadros na escada é uma excelente ideia de decoração. Além do impacto visual, você pode usar de acordo com seu gosto e deixar o espaço com sua personalidade.
REVESTIMENTOS
Uma das alternativas mais procuradas no momento de se revestir uma parede é o tijolo aparente. Isso porque ele é muito versátil e pode ser parte de diversos tipos de decoração, como o rústico, o industrial e até mesmo estilos mais bucólicos. Além disso, possui diversas tonalidades, além de poder ser envernizado, rústico ou pintado como qualquer parede.
Os blocos de concretos também são bastante usados, especialmente no estilo industrial. Deixam o ambiente com um ar mais jovem e despretensioso.
Se você quer uma pegada mais urbana e moderna no seu loft, não tenha medo de investir no cimento queimado. É uma opção de acabamento que pode ser usada nas paredes, chão, teto e até em bancadas e pias.
MEZANINO
O mezanino pode ser comparado a uma sacada interna. As alturas, materiais e formatos podem variar . Sendo de concreto, madeira ou ferro, ele pode ficar exposto com apenas o parapeito ou fechado com vidros, grades e cortinas, por exemplo.
SUGESTÕES DE LEITURAS
Curtiu essas dicas? Eis mais algumas matérias do El Hombre, relacionadas a este assunto, que você pode gostar também: