Decoração masculina: como montar o loft dos sonhos

O loft possui características únicas que o distingue nos projetos arquitetônicos: ambiente sem paredes, pé direito alto, sem coluna de sustentação aparente e com uma pegada no estilo urbano. Sua origem é americana e surge dos galpões de indústrias que não eram mais usados, e se localizavam em lugares desvalorizados. Sua concepção era descolada e atraente para moradia, por também apresentar um preço acessível.

Atualmente é um tipo de residência que requer um planejamento atento pois a organização e disposição dos móveis podem se tornar mais complexos quando comparados às decorações de casas convencionais. Além das particularidades já mencionadas, o loft geralmente dispõe de janelas amplas, tubulações visíveis, tijolos e pedras aparentes, assim como dormitório no mezanino. Mas isso não significa que fazer uso de outros revestimentos e iluminação não seja permitido.

É importante salientar que que os ambientes precisam ser divididos de forma adequada, para que a distribuição fique equilibrada, sem esquecer que alguns ambientes precisam de privacidade, como o banheiro e cozinha, para prevenção de odores de alimentos e vapor do chuveiro. E analise também a necessidade de se criar novas divisões no espaço.

Esse conceito já recebeu diversas melhorias com o passar dos anos, como adaptações com divisórias e espaços com diversas funcionalidades, justamente por ser uma nova aposta da construção civil, que atualmente faz o projeto do zero, não mais adaptando os espaços já existentes, como antes. Na seleção a seguir, confira as fotos de lofts que demonstram uma forma de morar contemporânea.

DIVISÓRIAS

Como os ambientes não possuem paredes para separar os cômodos, existem alternativas de divisórias vasadas, que são ideais para a passagem do ar e claridade. Elas podem ser de ferro ou até mesmo de cobogós, que são blocos vazados.

loft decoração loft decoração loft decoração loft decoração

Sem paredes ou divisórias é possível que os móveis pareçam estar distribuídos aleatoriamente pelo espaço e sem organização. Por isso, o ideal é se pensar em uma configuração que aproveite os móveis para justamente separar os cômodos como estantes, armários e balcões.

loft decoração loft decoração

O tapete também pode ser um grande aliado na hora de delimitar os espaços, pois cria uma linha imaginária no chão, além de proporcionar mais conforto. Já as cortinas têm a vantagem de serem fáceis de instalar, além de serem mais em conta.

ESCADAS

A escada caracol é indicada para ambientes mais compactos pois tem a vantagem de ocupar menos espaço. Já em locais maiores, é possível aproveitar o vão da escada para embutir um móvel baixo, por exemplo.

loft decoração loft decoração

Usar quadros na escada é uma opção estilosa e bem eclética, pois você pode usar de acordo com seu gosto e deixar o espaço com sua personalidade.

loft decoração loft decoração

REVESTIMENTOS

Uma das alternativas mais procuradas no momento de se revestir uma parede é o tijolo aparente. Isso porque ele é muito versátil e pode ser parte de diversos tipos de decoração, como o rústico e o industrial. Além disso, possui diversas tonalidades.

loft decoração loft decoração

Os blocos de concretos também são bastante usados, especialmente no estilo industrial. Deixam o ambiente com um ar mais jovial e despretensioso.

loft decoração

Se você quer uma pegada mais urbana e moderna no seu loft, não tenha medo de investir no cimento queimado. É uma opção de acabamento que pode ser usada tanto na parede, quanto em teto e até em bancadas.

loft decoração loft decoração

MEZANINO

O mezanino pode ser comparado a uma sacada, porém dentro de casa, podendo ser de concreto, madeira ou ferro. Ele pode ficar exposto, sem nenhum tipo de proteção ou fechado com vidros, grades ou cortinas por exemplo.

loft decoração loft decoração loft decoração loft decoração

Texto publicado originalmente no Decoração Masculina, o novo blog do Grupo El Hombre