Como se vestir numa entrevista de emprego? Guia completo para homens

Escolher o que vestir numa entrevista de emprego pode ser muito estressante. Geralmente, a gente se concentra em ter um bom currículo e em fazer uma pesquisa sobre assuntos relacionados à vaga. Mas pouco antes da entrevista, às vezes bate aquela insegurança sobre o que vestir. Afinal, será que a roupa conta na hora da entrevista?

Sim, cavalheiros, a roupa conta — e muito — no processo seletivo. Pode até parecer superficial, mas esse é um fator que às vezes diminui suas chances de contratação. Num mercado de trabalho tão acirrado, qualquer detalhe pode fazer a diferença numa decisão final.

O que você veste, sua postura e como se comporta são traços da sua imagem pessoal. A sua roupa é o fator mais visual dela, ou seja, a primeira que o recrutador vai notar assim que você entrar na sala. A análise de cada detalhe é instintiva. Por isso, não perca a oportunidade de causar uma boa impressão e se aproximar cada vez mais da sonhada vaga.

Reunimos algumas dicas de como se vestir numa entrevista de emprego para te ajudar a ficar mais confiante durante o processo seletivo.

COLHA INFORMAÇÕES DA EMPRESA E DA VAGA

Usar terno e gravata em uma empresa onde todos usam jeans pode ser tão prejudicial quanto o contrário. Isso passa uma imagem de que você não está alinhado com a cultura dali.

O local já trará alguma informação. A roupa para uma entrevista em um prédio corporativo não será a mesma para uma entrevista em ambientes menos formais. Fique atento às informações passadas na hora do agendamento. E não tenha vergonha de perguntar caso surja alguma dúvida.

Durante a sua pesquisa, aproveite para entender um pouco sobre a cultura da empresa e sobre o departamento em que está tentando ingressar. Pesquise por imagens do ambiente de trabalho nas redes oficiais e busque também nos perfis pessoais dos colaboradores.

A imagem que a empresa quer passar publicamente vai te ajudar você a entender como as pessoas se comportam lá dentro.

QUANDO USAR CASUAL OU SOCIAL?

Se a vaga é para uma empresa que tem um perfil mais criativo, como uma agência de publicidade ou uma startup da internet, por exemplo, você pode usar um look mais casual. Já falamos aqui no El Hombre sobre o smart casual, que também podem ser uma alternativa. E deixe sua polo em casa, ok?

entrevista de emprego smart casual

Empresas do mercado financeiro e escritórios de advocacia, por outro lado, tendem a ser mais tradicionais, com um dress code mais formal. Nesse caso, terno e gravata serão indispensáveis. Opte por tons escuros com chumbo e azul marinho, evitando o preto. A analise das empresa é importante também nesse caso. As chamadas fintechs, mesmo atuando no mercado financeiro, têm um perfil mais criativo e o dress code pode variar muito.

entevista de emprego

Se tiver muita dificuldade em definir o dress code da empresa, considere o esporte fino e adeque os acessórios como sapato, cinto e relógio de acordo com as informações que você tem.

entrevista de emprego esporte fino

O QUE CUIDAR ALÉM DA ROUPA?

Lembre-se dos cuidados pessoais. É importante que você esteja com o cabelo bem cortado, penteado e limpo. Cabelos mal cuidados passam uma impressão de desleixo. O mesmo se aplica à pele, barba e bigode.

Ainda sobre o grooming, perfumes são bem-vindos, mas escolha opções mais suaves. As pessoas têm gostos diferentes — e pode ser desagradável estar na presença de alguém exageradamente perfumado.

entrevista de emprego

Outro ponto importante é o hálito. Na entrevista de emprego você irá conversar com outras pessoas, então a higiene bucal é fundamental. Evite alimentos que deixem o hálito forte antes da entrevista.

Por último, as mãos ficam em evidência na hora de falar e escrever algo. Apare as unhas e deixe-as bem limpas.

O QUE EVITAR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

entrevista de emprego o que não vesti

Tão importante quanto uma roupa adequada é saber o que evitar numa entrevista de emprego. Algumas escolhas podem desconcentrar você ou o entrevistador; outras podem arruinar suas chances com a vaga logo de cara. Então, fique atento aos itens abaixo:

➤ Jamais use uma roupa sem passar, isso transmite uma imagem de descuido.

➤ Evite roupas manchadas, rasgadas ou desbotadas, sejam elas envelhecidas ou no estilo destroyed. Isso inclui a calça jeans com rasgos. Ela pode ser incrível, mas em outro momento.

➤ Não use aquele blazer do seu pai ou uma camisa do seu amigo. Roupas largas ou apertadas acabam com a imagem de qualquer um.

➤ Nunca use artigos esportivos, como moletom, tênis de corrida, camisetas de time e boné. A não ser que seja uma vaga para personal trainer, claro.

➤ Estampas grandes não são bem-vindas. Evite camisetas estampadas ou com frases, camisas floridas, etc.

➤ Cores como vermelho, roxo, amarelo e laranja são muito chamativas. A peça principal na entrevista é você e não sua roupa. Seja mais básico.

➤ Em geral, acessórios tendem a ser um erro. Não use chapéu, gorro, boné ou pulseiras em excesso. O relógio está liberado, claro.

➤ Atenção aos gadgets. Deixe seus fones de ouvido na bolsa e não no pescoço. Se tiver um smartwatch, não esqueça de botar no silencioso e desativar notificações. (A mesma regrinha vale para o celular, aliás.)

➤ Nunca use sandália ou bermuda, independente do estilo da empresa ou da temperatura da cidade.

AINDA ESTÁ NA DÚVIDA?

Se você continua indeciso, prefira o neutro e o básico. Assim as chances de errar diminuem e o entrevistador se concentrará melhor no que você tem a dizer. Você também pode pedir para um amigo dar sua opinião antes de decidir o look. E deixe sua roupa pronta na noite anterior à entrevista de emprego para não se atrasar, beleza? Pois a pontualidade é muito valorizada em qualquer empresa.