“Estou estressado”: 10 conselhos para lidar com isso

Todo mundo fica aflito quando ouve a palavra “estresse”. Mas não se enganem, senhores: o estresse faz parte da vida do homem. Essa é uma reação natural do nosso corpo para nos ajudar a lidar com situações de dificuldade ou ameaça.

Vamos imaginar um cenário, ok? Você está caminhando na rua e vê um cachorro bravo na sua frente. Ele começa a rosnar e avançar na sua direção. O seu corpo automaticamente entra em modo “estressado” com coração acelerado, músculos tensos, mente alerta e respiração rápida, para te ajudar a brigar ou fugir do cachorro.

Quando a ameaça termina, esses efeitos físicos e mentais começam a diminuir. Ou pelo menos eles deveriam. Porque com as pressões e correria da vida moderna, muitos homens passam a viver assim continuamente.

É aí que temos um problema, porque o estresse constante literalmente f#de com as nossas vidas. Se você está passando por isso, reunimos aqui no El Hombre alguns conselhos que vão ajudá-lo a lidar com problema no curto e longo prazo. Bora dar uma olhada?

COMO LIDAR NO LONGO PRAZO?

1# IDENTIFIQUE A RAIZ DO ESTRESSE

Grandes mudanças na vida, tipo descobrir uma doença ou ser demitido, em geral causam estresse. Às vezes situações que deveriam trazer felicidade, como planejar um casamento ou receber uma promoção, também por causa da pressão gerada. O primeiro passo, portanto, é identificar a raiz do estresse.

2# ENFRENTE O PROBLEMA EM VEZ DE FUGIR DELE

Agora que você sabe o que está te estressando, é hora de enfrentar o problema. Se você ficar fugindo dele, o estresse tende a piorar com o tempo. Seja ativo e não passivo. Uma boa estratégia é se aconselhar com pessoas da sua confiança sobre como agir. Assim você sente que não está sozinho na batalha. A conexão com amigos e parentes oferece um suporte emocional muito importante nessas horas.

3# ACEITE O QUE NÃO DÁ PARA MUDAR

Existem algumas situações na vida que são reversíveis. Está com problemas no relacionamento ou trabalho? Dá para acertar com esforço e dedicação. Mas casos como uma morte na família, por exemplo, infelizmente não têm solução. Aí precisamos aprender a lição dos estoicos romanos: não sofra com essas questões insolúveis. Foque sua energia no que está ao seu alcance.

4# CUIDE DO SEU CORPO E MENTE

A gente precisa de energia para lidar com as situações estressantes da vida. Então cuide direito do seu corpo e mente. Pessoas que fazem exercícios físicos com regularidade e praticam meditação apresentam níveis de estresse menores. Outro hábito que ajuda? Reserve na agenda um tempo para seus hobbies e atividades que te trazem prazer.

5# FUJA DOS HÁBITOS TÓXICOS

Não se engane: o álcool e o cigarro podem parecer uma válvula de escape, mas eles só vão piorar o seu estresse. Fuja dos hábitos tóxicos. Se a situação estiver muito difícil de resolver mesmo com as dicas acima, consulte um psiquiatra (que dá remédios) ou psicólogo (que faz análise) ou ambos para ajudá-lo. Você vai conseguir sair dessa, pode ter certeza.

COMO LIDAR NO CURTO PRAZO?

Para resolver de verdade o estresse, é indispensável pensar a longo prazo, com os conselhos que demos acima. Mas há algumas técnicas que podem ajudá-lo a enfrentar o problema na hora. Um estudo da Universidade University de Sussex analisou o efeito de certas atitudes na redução do estresse. Olha a descoberta:

1# LER UM LIVRO: 68% de redução no nível do estresse

2# OUVIR MÚSICA TRANQUILA: 61% de redução

3# TOMAR XÍCARA DE CHÁ: 54% de redução

4# FAZER UMA CAMINHADA: 42% de redução

Além disso há um exercício de respiração chamado “4-7-8” que consegue aliviar a ansiedade bem rápido. Temos uma matéria aqui no site explicando com mais detalhes, mas para resumir você precisa fazer isso:

Inspirar o ar pelo nariz contando mentalmente até 4
Segurar a respiração contando até 7
Expirar o ar pela boca, fazendo barulho, contando até 8
Repetir esse ciclo 3 ou 4 vezes

Pronto, senhores, agora que já analisamos diversas maneiras de lidar com o estresse, no curto e longo prazo, o negócio é criar coragem e enfrentar o problema de peito aberto. E nós do EL HOMBRE estamos à disposição para ajudar quem precisar, basta deixar um comentário aqui no post.

VÍDEOS EM DESTAQUE