fbpx
Jardinagem

Jardinagem é um ótimo exercício, que pode até substituir sua academia, dizem especialistas

Muitas pessoas acham difícil abraçar a ideia de exercícios regulares, mesmo sabendo que é bom para sua saúde física e mental. No entanto, se comprometer com uma rotina de exercícios não significa necessariamente ir à academia ou correr pelo bairro. A jardinagem é um ótimo exemplo de um hobby popular que é acessível e também pode ser usado como exercício.

Trabalhar no jardim ou no quintal é uma fonte de atividade física moderada a vigorosa para adultos mais jovens, enquanto oferece atividade física baixa a moderada para adultos mais velhos, segundo pesquisas. O passatempo também é uma atividade de fortalecimento muscular, de acordo com as Diretrizes de Atividade Física dos EUA para Americanos, e uma das atividades físicas com as menores taxas de lesão.

Ainda mais boas notícias: mexer no jardim apenas duas horas por semana pode ajudar a melhorar seu humor, enquanto a jardinagem comunitária que está proliferando em comunidades e escolas oferece benefícios sociais que podem aliviar o estresse e ajudar a combater o isolamento e até mesmo a demência, de acordo com estudos.

Com todos esses benefícios, a jardinagem para se manter em forma será uma tendência este ano, prevê Rishi Mandal, cofundador e CEO do aplicativo de treinamento de fitness Future, com sede em São Francisco. “Nossos clientes da Future já estão pedindo aos treinadores para adicionar atividades de jardinagem e paisagismo às suas rotinas”, disse Mandal, “porque é fácil de acessar, se encaixa no estilo de vida e oferece benefícios meditativos.”

Essa demanda se encaixa no interesse geral que ele está vendo entre os clientes por rotinas de exercícios menos intensivas, acessíveis e compatíveis com um estilo de vida agitado.

Por que a jardinagem é um exercício completo

A jardinagem envolve todos os principais grupos musculares, como braços, pernas, ombros, costas e abdômen, disse Mandal. A atividade também melhora a mobilidade, ajuda a desenvolver resistência e é um treino comparável à caminhada ou ao Pilates.

Todo o trabalho necessário de cavar, plantar, cortar grama, varrer e capinar também queima calorias. Uma pessoa de 70 kg queima em média 330 calorias por hora com jardinagem, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Essa atividade é semelhante ao que essa mesma pessoa queimaria jogando golfe ou dançando.

“Embora a jardinagem possa não parecer extenuante, usar o corpo de novas maneiras pode deixá-lo dolorido se você não se adaptar ao movimento e se preparar alongando um pouco”, disse Zellers, que leciona na Extensão Cooperativa Rutgers do Condado de Cape May, em Nova Jersey.

Além de alongar-se, fazer uma caminhada curta antes de começar a jardinagem também pode servir como aquecimento. Ao trabalhar no jardim ou quintal, é importante dobrar os joelhos ao levantar objetos pesados, disse ela, e manter um ritmo adequado se você for iniciante.

Assim como um corredor iniciante aumentaria gradualmente a distância percorrida antes de enfrentar uma maratona, os novos jardineiros devem começar com sessões curtas, aumentando gradualmente o tempo e a intensidade gastos em seus jardins.

Depois de adquirir alguma experiência trabalhando no jardim ou quintal, você pode aumentar as coisas para ter um desafio maior. Se você comprou uma bandeja de flores, leve-as para o quintal uma de cada vez. Quando for hora de cortar a grama, aumente o ritmo do corte ou mude para um cortador manual. Para um treino de força, encha dois grandes regadores e carregue-os pelo quintal para regar as plantas.

“A jardinagem pode proporcionar uma sensação de realização e recompensa, além do movimento, ao fazer algo com as mãos que é gratificante, como alimentar sua família ou deixar seu quintal maravilhoso”, disse Zellers.

***

Texto publicado originalmente em inglês na CNN