Moda Atemporal Masculina

Moda masculina atemporal: 5 dicas para montar seus looks

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Você já ouviu falar na moda masculina atemporal? Esse é um movimento que ganhou muita força nos últimos tempos. A proposta é montar looks clássicos que nunca ficam ultrapassados, seja no universo casual ou no formal. Por exemplo, o eterno trio formado por calça jeans e camiseta branca, com tênis nos pés. O mesmo vale para o visual all black, em que todas as peças são pretas. Ou um blazer azul marinho com camisa branca. E assim por diante.

VANTAGENS DA MODA MASCULINA ATEMPORAL

Quais seriam, porém, as vantagens de aderir a esse movimento? Em primeiro lugar, você montará looks infalíveis, que sobreviveram à prova do tempo — e que já vestiram grandes ícones do estilo. Além disso, você vai economizar bastante dinheiro, pois não precisará ficar comprando roupas novas, o tempo inteiro, para seguir as últimas tendências. E, por fim, você evitará uma fadiga decisória ao se vestir, já que as peças do seu armário serão intercambeáveis, com capacidade de combinar bem entre si. Resumindo, então, nós temos:

  • Looks infalíveis e estilosos;
  • Economia de dinheiro;
  • Agilidade na escolha dos looks.

5 DICAS PARA MONTAR LOOKS ATEMPORAIS

Agora que já esclarecemos o que é moda masculina atemporal — e quais são as suas vantagens — surge a próxima questão: como faço para aderir a esse movimento? Reunimos a seguir 5 dicas poderosas que vão ajudá-lo a montar looks atemporais no dia a dia:

  1. Cores versáteis;
  2. Bom caimento;
  3. Visual minimalista;
  4. Peças intercambeáveis;
  5. Looks icônicos.

1. CORES VERSÁTEIS

moda masculina atemporal

Vamos começar falando sobre cores, pois essa é uma das bases da moda masculina atemporal. A ideia, aqui, é apostar em tons mais sóbrios e fugir dos chamativos. Existe uma lógica por trás disso. As peças neutras são muito mais versáteis na hora de harmonizar num look. Exemplos? Azul, branco, preto, cinza, marrom… É muito difícil errar na mão quando você as usa.

Isso não significa, porém, que você precisa se limitar a elas. Os “falso neutros” também se adequam perfeitamente à moda masculina atemporal. Trata-se do vinho, azul marinho, verde militar… São aquelas cores mais escuras e discretas, que trazem uma dose maior de elegância ao look do que os tons claros e vibrantes.

2. BOM CAIMENTO

moda masculina atemporal

Você já deve ter ouvido falar que a moda é cíclica. Ou seja, uma tendência que está bombando agora começa a enfraquecer depois de algum tempo, mas ela pode retornar no futuro. Quem aposta nos looks atemporais, porém, não sofre com essa oscilação toda.

No que diz respeito ao caimento das peças, o ideal é buscar equilíbrio, uma vez que os extremos são traiçoeiros. Roupas largas? Ou apertadas demais? Ambas propostas são passageiras. A nossa sugestão é manter suas peças sempre ajustadas, com um caimento natural que acompanhe suavemente as linhas do corpo. Desta maneira, não tem erro.

3. VISUAL MINIMALISTA

moda masculina atemporal

Um pilar importante da moda masculina atemporal é o minimalismo. Você já ouviu falar que “menos é mais”? É disso que estamos falando. Sempre que você estiver na dúvida sobre o que vestir, aposte em peças lisas, que não tenham estampas. Por exemplo, uma camiseta branca, ou uma calça jeans escura, ou uma jaqueta de couro básica. Roupas lisas são mais versáteis na hora combinar com outros peças.

Em relação às padronagens, há algumas que são também atemporais, como o xadrez e as listras. Mas lembre-se de uma regra básica: quanto maior for o padrão, mais casual é a peça. Uma camisa social, portanto, deve ter listras bem finas e discretas.

4. PEÇAS INTERCAMBEÁVEIS

moda masculina atemporal

Se você não quer gastar uma fortuna para ser estiloso, existe um truque: comprar peças intercambeáveis. Ou seja, que harmonizam bem entre si. Se você seguir as dicas #1 e #3 que listamos acima, das cores versáteis e das peças minimalistas, isso tende a acontecer de uma maneira natural.

Para dar um exemplo, ao comprar uma camiseta, reflita se ela combina com a sua coleção de calças e jaquetas. A mesma lógica serve para o sapato e qualquer outro item do vestuário masculino. Tente transformar isso num hábito.

5. LOOKS ICÔNICOS

moda masculina atemporal

A moda masculina atemporal está ligada a ícones culturais — que, neste caso, são os homens estilosos que eternizaram certos looks. Para ficar em alguns exemplos, no passado tivemos nomes como James Dean, Sidney Poitier, Steve McQueen e Paul Newman, entre outros. E, avançando, para o presente poderíamos citar David Beckham, Idris Elba, David Gandy, etc.

A nossa sugestão, sendo assim, é criar uma pasta no Pinterest para reunir looks desses ícones. E, sempre que você estiver em dúvida sobre o que vestir, dê uma olhada lá para se inspirar. Isso vai ajudá-lo bastante a montar visuais estilosos, pode confiar.