fbpx
terça-feira, maio 28, 2024
InícioAtitudeDesenvolvimento PessoalO que é mindset? Veja o que significa a palavra tão usada pelos coaches

O que é mindset? Veja o que significa a palavra tão usada pelos coaches

Nós já falamos aqui no El Hombre sobre as melhores maneiras de criar um mindset de sucesso que o auxilie a aumentar a sua autoconfiança e a atingir os seus objetivos.

Mas você sabe o que é, exatamente, um mindset?

Em resumo, o seu mindset consiste em um conjunto de crenças, de pensamentos, de atitudes e de comportamentos que moldam a maneira como você vê a si mesmo, as demais pessoas, as coisas e os acontecimentos.

Sendo um hábito mental forjado pelas nossas experiências, pelo nosso temperamento e pela nossa base teórica, o nosso mindset pode desenvolver-se com o tempo. 

Embora trate-se de um trabalho árduo, temos também a opção de alterá-lo. Segundo um célebre filósofo da Antiguidade, “desejos e aversões, apesar de poderosos, não passam de hábitos. E podemos treinar para ter hábitos melhores”.

As nossas vidas são moldadas de acordo com o nosso mindset, como afirma o articulado revolucionário indiano Mahatma Gandhi, que libertou a Índia das mãos da Inglaterra de maneira relativamente pacífica:

As suas crenças se transformam nos seus pensamentos, os seus pensamentos se transformam nas suas palavras, as suas palavras se transformam nas suas atitudes, as suas atitudes se transformam nos seus hábitos, os seus hábitos se transformam nos seus valores, e os seus valores se transformam no seu destino.

Da mesma maneira, uma determinada quantidade de mindsettings em sintonia pode ser capaz de alterar o mundo em que vivemos, seja positiva ou negativamente.

Por isso, cultive sempre um mindset condizente com os seus valores e objetivos de vida.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode se interessar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal

Camila Nogueira Nardelli
Camila Nogueira Nardelli
Leitora ávida, aficcionada por chai latte e por gatos, a socióloga Camila escreve sobre desenvolvimento pessoal aqui no El Hombre.