fbpx
Hemingway

O truque de Hemingway para super-turbinar a produtividade toda manhã

Pedro Nogueira Editor-Chefe

Se você gostas de ler livros, já deve ter ouvido falar em Ernest Hemingway. Ele foi, afinal, um dos maiores escritores da história. Certa vez, ele revelou à revista “Esquire” o segredo por trás da sua produtividade. A revista americana de negócios “Inc” publicou ontem um artigo sobre como adotar essa técnica de Hemingway em nossas vidas. Fizemos aqui no El Hombre a tradução ao português, para facilitar a vida dos nossos leitores. Vale a pena conferir até o final.


Dicas estão por todo lugar sobre como criar uma rotina matinal produtiva para si mesmo. Sabe o que é muito mais difícil de encontrar? Conselhos sobre como realmente se comprometer com o seu plano.

Se você quer turbinar sua produtividade matinal, o que geralmente falta não é o conhecimento do que você precisa fazer. É o conhecimento de como se motivar a fazer isso. Um artigo recente na revista “Fast Company” me lembrou que eu já conheço um ótimo truque para facilitar o ritmo na parte da manhã para empreendedores. Vem de uma fonte improvável: o famoso autor Ernest Hemingway.

Lições inesperadas de um MFA

Muitos, muitos anos atrás, eu era um estudante de pós-graduação cheio de esperança buscando um MFA (Master of Fine Arts) em escrita criativa. A maior lição que tirei dessa experiência foi que eu não tinha a talento para ser um autor literário. Mas também aprendi várias habilidades valiosas — desde como receber feedback negativo com reflexão até como funciona a estrutura clássica de contar histórias — e também acumulei vasto conhecimento sobre os conselhos de autores famosos para jovens escritores.

Existem várias estantes de guias e memórias por aí que seguem essas linhas, cujo conteúdo eu praticamente esqueci. Mas então eu li um trecho do novo livro “Time Wise”, do psicólogo organizacional Amantha Imber, no site da “Fast Company”. Nele, Imber compartilha estratégias usadas por vários especialistas para começar pela manhã, incluindo esta dica da acadêmica da Universidade de Oxford, Rachel Botsman:

Um truque realmente fácil que aprendi é o seguinte: se você está num bom fluxo, não termine o último parágrafo. Pare no meio dele e continue na manhã seguinte. Isso facilita muito a retomada. Nos dias em que você termina algo e está começando de novo, é mais difícil, porque você está iniciando o motor do zero.

Hum, pensei. Eu definitivamente já ouvi isso em algum lugar.

O conselho de produtividade de Hemingway

Ernest Hemingway pode ter sido famoso por suas bebedeiras heróicas, proezas másculas e longas horas em cafés parisienses, mas apesar de seu estilo de vida tipicamente boêmio, ele também era extremamente produtivo. Ele publicou pelo menos 16 livros e ganhou um Prêmio Nobel. Em uma entrevista de 1935 para a “Esquire”, ele explicou um dos segredos de sua impressionante produção.

“A melhor maneira é sempre parar quando você está indo bem e sabe o que acontecerá a seguir. Se fizer isso todos os dias enquanto escreve um romance, nunca ficará preso,” Hemingway revelou, incentivando outros escritores a tentar seu método de parar quando ainda têm muito ímpeto.

Esse conselho era lendário quando eu estava fazendo meu MFA, e eu mesma o testei quando estava tendo dificuldades para terminar uma história. O truque de Hemingway nem sempre podia superar minha autoconsciência e falta de habilidade, mas certamente ajudou. Desde então, ele tinha completamente saído da minha mente. O artigo de Imber não só me lembrou deste conselho, mas também me motivou a considerar que ele poderia ser útil em quase qualquer área de trabalho intelectual.

Não sou a única intrigada com o conselho de Hemingway. Cientistas realizaram estudos formais para testar se funciona, e os resultados — de acordo com um artigo da BBC Worklife — foram geralmente positivos. O que pode explicar por que tantos especialistas em gestão de tempo, tanto do mundo dos negócios quanto do literário, concordam que, se você terminar seu dia no meio de uma tarefa, eliminará uma das maiores barreiras à produtividade matinal. A capacidade de começar imediatamente sem dúvidas cria uma retomada suave ao trabalho.

Então, da próxima vez que você estiver em um bom ritmo trabalhando, num projeto no final do dia, lembre-se de Hemingway e considere fechar seu laptop bem antes de ficar sem ideias e energia (existem muitas outras maneiras de passar esse último pedaço do seu dia de trabalho). Isso pode parecer um pouco estranho no começo, mas ao deixar um pouco de ímpeto de sobra, tornará muito mais fácil retomar o ritmo no dia seguinte.

FONTE: Inc