fbpx
sexta-feira, julho 19, 2024
InícioLifestyleCarrosParece mentira, mas não é: Embraer começará a produzir “carro voador” no Brasil

Parece mentira, mas não é: Embraer começará a produzir “carro voador” no Brasil

A corrida pelo domínio do céu nunca foi tão intensa. Na vanguarda desta corrida, a Eve Air Mobility, uma extensão da Embraer, revelou seus planos ambiciosos no Brasil para os “eVTOLs”, vulgarmente conhecidos como “carros voadores”.

Um eVTOL (sigla para “Electric Vertical Take-Off and Landing”) é um tipo de aeronave que utiliza propulsão elétrica para decolar e pousar verticalmente. Essas aeronaves são projetadas para serem mais eficientes e silenciosas do que as aeronaves tradicionais, e estão sendo desenvolvidas principalmente para uso em sistemas de mobilidade aérea urbana.

O que é um eVTOL exatamente?

As características chave de um eVTOL incluem:

  1. Decolagem e pouso vertical (VTOL): Isso permite que a aeronave opere em áreas urbanas densas sem a necessidade de pistas longas.
  2. Propulsão elétrica: Ao contrário das aeronaves convencionais que utilizam combustíveis fósseis, os eVTOLs são alimentados por motores elétricos, o que pode reduzir emissões e ruídos.
  3. Destinado à mobilidade urbana: O objetivo principal de muitos eVTOLs é fornecer uma solução de transporte rápido e eficiente em áreas urbanas, ajudando a aliviar o congestionamento no solo.

A nova fábrica de eVTOL da Embrar

Num anúncio estratégico e simbólico da Embraer, na data do aniversário de 150 anos do nascimento do pai da aviação, Santos Dumont, ficou definido que Taubaté, no interior de São Paulo, será o berço da produção destas inovadoras máquinas aéreas.

A cidade, que já hospeda uma unidade da Embraer, prepara-se para uma expansão, destinada a acolher a linha de produção dos eVTOLs. Os residentes de Taubaté podem esperar os primeiros destes veículos alçando voo a partir de 2026.

Há um grande interesse comercial no desenvolvimento de eVTOLs, com várias empresas em todo o mundo pesquisando, desenvolvendo e testando protótipos. A ideia é que essas aeronaves possam eventualmente ser usadas para serviços como táxis aéreos urbanos, proporcionando uma alternativa mais rápida ao trânsito rodoviário tradicional.

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle para o homem contemporâneo com mais de 5.000 artigos sobre estilo, carreira, fitness e muito mais. Fale conosco pelo email [email protected]