fbpx
brasil mars one
"Vou levar uma bandeira do Brasil e de XXX comigo"

“Por que quero participar do Mars One”

Pedro Nogueira Editor-Chefe

Como muitos brasileiros de sua idade, o potiguar Alex Aquino, de 27 anos, sonha em colocar a bandeira do Brasil num lugar de destaque internacional. Sua vontade, no entanto, não é de subir ao pódio com ela nas costas ou fazer um show em Nova York balançando o pano verde e amarelo para uma multidão ensandecida. Ele quer ir além. Muito além. Cerca de 230 milhões de quilômetros além. Alex quer estar entre os tripulantes do reality show Mars One, cujo objetivo é colonizar Marte até 2023. “Estou nesta empreitada para contribuir, de alguma forma, para a continuidade da espécie humana”, disse ele para o El Hombre. Confira abaixo a nossa entrevista completa com Alex, na qual ele garante que tem “5,6 x 10³% de certeza” de que deseja participar da missão e fala sobre a assustadora possibilidade de nunca mais dormir com uma mulher na vida caso a viagem se concretize.

Afinal, por que você quer ir para Marte?

Antes de tudo é um sonho, mas não o sonho de simplesmente ir a Marte, e sim o sonho de contribuir de alguma forma com a continuidade da nossa espécie. Acredito que todas as gerações, cada um de nós, temos a oportunidade e a responsabilidade de mudar o mundo, mudar para melhor e para todos. Vejo na missão uma oportunidade de contribuir com a construção de “um mundo novo”, um mundo melhor, onde a espécie humana será capaz de recomeçar. Garantir a esperança de sobrevivência à raça humana desperta minha motivação, dedicação e comprometimento, construir condições ideais a continuidade de nossa espécie é um desafio que eu gostaria de superar. Existe uma esperança e ela está lá no planeta vermelho, quero poder ir lá com uma bandeira brasileira no peito e tocá-lo com as mãos, quero poder dizer: “Sim, é possível recomeçarmos.”

Esta é uma viagem sem volta. Isso não te assusta?

Quando você é um aspirante a cientista ou mesmo um cientista que quer de alguma forma “mudar o mundo” e tem a oportunidade de contribuir com o próximo passo da humanidade, o medo certamente não é um dos primeiros sentimentos a vir à tona. Porém passado os momentos de euforia iniciais, você acaba se assustando um pouco e precisa responder para si mesmo algumas vezes que é isso mesmo que você quer, afinal esperou por isso a vida inteira.

O que a sua a família e amigos acham disso?

É engraçado, e cheguei a citar isso no vídeo de candidatura. Eles, assim como quase todo mundo, acham que eu sou louco por querer passar o resto de minha vida em um lugar tão distante e hostil como é Marte, porém em nenhum momento deixaram de apoiar minha decisão.

Se isso der certo, existe a possibilidade de você nunca mais dormir com uma mulher na vida. Você já parou para pensar nisso?

É difícil, é melhor não parar para pensar nessa possibilidade antes de está em solo marciano, ainda mais quando se é natural de Currais Novos, a cidade das mulheres mais bonitas do Brasil. Espero que algumas marcianas apareçam para tomar um café, e que brasileiras se sintam motivadas a participarem de missões futuras, porque isso realmente é preocupante! [rs] Brincadeiras à parte, psicologicamente isso é um problema, e os líderes da missão certamente cuidarão para que esse fator seja minimizado ao máximo.

Do que você mais sentiria falta da Terra?

A falta da Terra se traduziria na distância principalmente dos familiares, amigos e do nosso campo magnético, é claro! [rs] É inevitável não sentir saudades das unidades de tempo e de vida aqui já vivenciadas.

Você não tem medo de ficar louco durante a jornada?

Apesar de ser uma possibilidade real, sinceramente eu não tenho receio quanto a isso.

O que você pretende levar na sua mala?

Essa é difícil… Uma foto dos meus pais, uma bandeira brasileira, uma outra curraisnovense, o KEOMA Dog Robot e a esperança de dias melhores aqui na Terra.

Você tem 100% de certeza de que deseja participar do Mars One ou hesitaria caso eles te escalassem amanhã para a viagem?

Sim, eu tenho 5,6 x 10³% de certeza de que quero participar da missão, hesitar não passaria pela minha cabeça mesmo que fosse para partir amanhã.

Veja aqui o perfil e vídeo de Alex Aquino no site do Mars One

brasil mars one
“Eu gostaria de levar uma bandeira do Brasil e de Currais Novos comigo”