fbpx

Praticar alguma luta é ideal para você e seus objetivos?

Uma moda muito comum nas academias há algum tempo são as lutas e artes marciais. Seja por estar em evidência (no caso do MMA) ou por buscar uma estética corporal mais interessante, muitas pessoas têm se interessado por esse tipo de atividade física.

Por conta disso, hoje resolvi falar um pouco sobre o assunto. Veremos se as lutas – no ringue, octógono ou tatame – são ideais para você e seu objetivo, o que é preciso para entrar nessa onda e como elas são organizadas.

O físico

Um lutador, apesar das diferenças entre cada uma das lutas, normalmente possui um físico atlético, com baixo percentual de gordura. E isso é justamente o que grande parte das pessoas buscam. Mas se o seu objetivo é ganhar massa muscular e crescer rapidamente, não tem para onde fugir: terá que fazer musculação.

Os benefícios

Além dos benefícios estéticos, podemos citar muitos pontos importantes que são desenvolvidos nas artes marciais. O condicionamento cardiorrespiratório e a resistência muscular são os fatores mais significantes, variando um pouco o trabalho de acordo com a prática escolhida. Outros benefícios relavantes que influenciam no nosso dia a dia são: coordenação motora, concentração e “resistência mental”. Para citar apenas alguns.

As aulas

As aulas que têm entre 60 e 90 minutos podem nos fazer gastar facilmente mais de 1000 kcal. Se você está querendo emagrecer, então, as lutas são um ótimo caminho. Mas existem outros benefícios além da questão energética.

As aulas começam normalmente com um aquecimento geral e um trabalho de mobilidade, o que é importante para você que se sente travado ou com dores nas articulações e coluna.

Em seguida existe ou uma parte voltada à técnica, ao desenvolvimento de força, ou à ambos, que é onde trabalha-se os recursos que nos farão progredir na modalidade.

E, por fim, a parte principal (e mais divertida) que é a prática da luta, que depois é acompanhada por um desaquecimento com alongamento.

A estrutura

Uma aula de artes marciais, apesar de parecer simples, é algo muito complexo. Nessas atividades podemos observar diversas características físicas em funcionamento, o que acaba desenvolvendo um trabalho global em nosso corpo. Para quem vai aliar musculação à prática esportiva, o interessante é que a musculação seja organizada de forma a complementar os movimentos necessários e mais importantes na luta.

A alimentação

Conforme citado acima, as lutas tendem a gerar um gasto energético muito grande, por isso é necessário adequar sua ingestão alimentar a essa nova necessidade. Não precisa ter pressa, principalmente no início, quando você passará mais tempo desenvolvendo técnicas do que treinando pesado.

Mas o principal equívoco que vejo é pessoas treinando musculação por meia hora e tomando shakes pré e pós-treino, e quando fazem um treino de luta de 90 minutos não consumirem nada por pensar ser desnecessário. Mas é necessário. Assim como na musculação, é preciso repor os estoques energéticos o mais rapidamente possível para que a recuperação seja ideal.

Ou seja, se você está procurando desenvolver um corpo atlético, gosta de novos desafios e de se exercitar com companhia, as lutas são ótimas opções. Basta escolher a modalidade que mais lhe agrada e começar a treinar.