Relacionamento

Romântico ou bad boy? 3 em 4 brasileiras preferem os carinhosos, revela pesquisa

Compartilhe

Para descobrir quais características tornam um homem irresistível para uma mulher — romantismo, autoconfiança, elegância, virilidade, companheirismo — a Axe encomendou uma pesquisa que ouviu mulheres de 18 a 40 anos em oito países, incluindo o Brasil.

Os resultados foram surpreendentes. Ou será que não?

As brasileiras valorizam homens fortes e autoconfiantes, mas preferem os caras que gostam de assistir um filme no sofá, levam para jantar num restaurante bacana, as apresentam logo à família dele e postam fotos do casal no Facebook.

Isso é familiar para você?

O estudo conduzido pelo instituto Datos Claros ouviu mulheres do Brasil, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Emirados Árabes, Tailândia, Turquia e Reino Unido. As características masculinas foram divididas em duas categorias: Chocolate e Ouro.

As qualidades masculinas OURO selecionadas e oferecidas como opção para as mulheres foram:

  • Atraente
  • Autoconfiante
  • Educado
  • Elegante
  • Fashion
  • Habilidoso
  • Inteligente
  • Maduro
  • Sedutor
  • Viril

As qualidades masculinas CHOCOLATE escolhidas foram:

  • Charmoso
  • Companheiro
  • Compreensivo
  • Doce
  • Espontâneo
  • Engraçado
  • Romântico
  • Inteligente
  • Sedutor
  • Sensível

Especificamente no caso do Brasil, 75% das mulheres pesquisadas preferiram os homens da categoria Chocolate, aqueles românticos que mandam flores.

Enquanto isso, na média de todos os países avaliados, elas ficaram mais ou menos divididas: 65% sairiam com homens de características Chocolate, enquanto 59% topariam um encontro com alguém Ouro.

De acordo com as adeptas do perfil Chocolate, o homem ideal é aquele que gosta de ficar em casa e assistir a um filme juntinho no sofá — essa é a preferência de 89% das brasileiras ouvidas na pesquisa.

Caras que postam fotos do casal no Facebook também ganham pontos no conceito feminino: 85% curtem encontrar em seu feed de notícias imagens dos dois abraçadinhos.

O grupo feminino que pendeu para as características Ouro é mais exigente: 81% das entrevistadas considera irresistível um homem que a leve para passar as férias em um resort de luxo.

Nos itens da conquista, apareceu em segundo lugar o convite para um jantar romântico no melhor restaurante da cidade: essa possibilidade conquistou 68% das respostas mundiais e 70% das brasileiras.

Nos dois grupos, 75% delas consideraram um fator importante ser apresentadas à família dele. Ou seja, o namoro tem que ser oficial. Na sequência, como não poderia deixar de ser, vem o pedido de casamento: esse é um passo importante para 64% das entrevistadas.

Para 7 entre 10 mulheres ouvidas, a combinação das características Chocolate e Ouro foi apontada como ideal. No Brasil, 90% das mulheres acreditam no sucesso dessa combinação.

A pesquisa também mostrou quem são as celebridades que melhor personificam os perfis:

OS HOMENS CHOCOLATE PREFERIDOS PELAS MULHERES

  1. Ashton Kutcher (73% das mulheres)
  2. Robert Pattinson (65%)
  3. Michael Bublé (59%)
  4. Justin Timberlake (55%)

OS HOMENS OURO PREFERIDOS PELAS MULHERES

  • David Beckham (81% das mulheres)
  • Príncipe William da Inglaterra (78%)
  • Cristiano Ronaldo (67%)

A Axe pediu para o psicanalista, sexólogo e psiquiatra Walter Ghendin analisar os resultados da pesquisa.

“As mulheres não querem ser seduzidas e descartadas como objetos e também não anseiam por uma vida monótona. Se pensarmos nas características do homem Chocolate, o que atrai é o fato de ele oferecer amor e afeto. Ele se permite agir como criança sem ser imaturo, assume as responsabilidades de um adulto sem ser antiquado e formal”, diz Ghendin.

“Já os homens com características Ouro tem como pontos fortes a confiança, são convictos sem ser autoritários e tem coerência no que pensam e sentem.”

* * *

Artigo publicado originalmente em nosso parceiro Homem no Espelho

Wilson Weigl

Criador do site "Homem no Espelho", de grooming. Foi editor de Cuidados Masculinos da revista GQ, responsável pelas seções e reportagens de cuidados corporais, saúde e fitness. Antes, trabalhou como editor em Men’s Health.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais