Rotina

Rotina noturna: 7 hábitos para ajudá-lo a dormir bem

Não há nada como deitar na cama numa noite fria, se aconchegar nas cobertas e nem perceber que já adormeceu. Em dias de cansaço, é normal estar esgotado e dormir com facilidade. Infelizmente, nem sempre as noites são assim. Existem várias pessoas que possuem problemas para relaxar ao ir pra cama. Por isso, o ideal é sempre ter uma rotina muito bem definida antes de colocar a cabeça no travesseiro. 

O ELH preparou uma lista de certos hábitos que parecem simples, mas uma vez que são incorporados às suas noites, ajudam muito a descansar sua mente e aliviar a tensão.

1# Deixe tudo preparado para o dia seguinte

O psicólogo Roy Baumeister é conhecido por introduzir o conceito de “fadiga de decisão”. Em suma, temos uma quantidade limitada de força de vontade, então devemos nos limitar em gastá-la somente com grandes decisões. Por conta disso, tente sempre deixar o máximo possível de coisas prontas para a manhã seguinte:

  • Liste todos os seus afazeres.
  • Separe as roupas que você vai usar;
  • Deixe todos os materiais em fácil acesso.

Quanto mais coisas você tiver preparado antes de deitar, menores vão ser as preocupações e estresses na sua cabeça. Organização é fundamental em qualquer rotina.

2# Desconecte-se dos eletrônicos

Alguns dos aparelhos que usamos emitem luz azul em suas telas. Apesar de não fazer mal durante o dia, sua exposição à noite é nociva, pois machuca a retina e afeta a produção de melatonina (o hormônio do sono) no corpo. Evite ficar muito tempo olhando para as telas ao anoitecer para seu organismo conseguir funcionar naturalmente.

Um hábito interessante de se cultivar é ir saindo das redes sociais assim que o sono bater. O excesso de informação pode deixar seu cérebro muito agitado, perdendo a calma que se deve ter ao ir dormir.

3# Leia um livro

Como foi dito no tópico anterior, sua cabeça precisa desacelerar antes de repousar. Uma boa alternativa para acrescentar a sua rotina é ler alguma coisa. Livros são ótimas opções para acalmar sua mente e conseguir fazer uma última atividade antes de cair no sono.

Normalmente, o recomendável é optar por leitura mais leve, para que seu intelecto não precise trabalhar tanto. História, ficção e desenvolvimento pessoal são categorias que caem muito bem, mas sua escolha pode ser por qualquer outra alternativa que te agrade.

ler livros

4# Evite comer demais

Comidas muito pesadas e deitar logo depois não formam uma boa combinação. O ideal é comer três horas antes de ir para a cama, optando por uma refeição leve. Assim, seu estômago tem tempo de digerir tudo que foi consumido. Também passe longe de coisas que podem te manter acordado, como açúcar, álcool e cafeína.

Caso a fome volte, não ataque a dispensa como se não houvesse amanhã. Faça escolhas inteligentes: coma uma fruta ou algumas castanhas para enganar sua barriga.

5# Lembre-se da higiene pessoal

Quem nunca ouviu a frase “só consigo dormir depois de tomar meu banho”? Algumas pessoas se sentem muito mais confortáveis ao saber que estão mais limpas ao ir descansar.

Não hesite em ficar um tempo embaixo do chuveiro antes de se recolher. Ele pode te ajudar a relaxar um pouco os músculos e a se sentir mais confortável para repousar. Não se esqueça também de lavar seu rosto, escovar os dentes e fazer suas necessidades antes de deitar.

rotina

6# Perdoe seus erros

Você está em sua cama e seu cérebro começa a passar um filme sobre tudo que deu errado até aqui. Remoer erros do passado é algo mais comum do que parece, mas acaba com toda calma antes do sono.

Para a ansiedade não te deixar acordado, é necessário se perdoar e liberar todos os pensamentos negativos dentro da sua cabeça. Adicionar exercícios de meditação à sua rotina pode fazer com que você tenha menos problemas com isso, podendo ficar mais em paz com tudo que já foi feito.

7# Relaxe totalmente

Uma vez que você conseguiu fazer tudo para tirar a agitação do seu corpo, deite na cama e tente achar a melhor posição para seu sono. Ao ficar confortável, desligue sua mente, deixando todos os pensamentos que estavam rondando sua cabeça. Em pouco tempo, você estará sonhando e nem irá perceber. Boa noite!

Leituras recomendadas

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.