Shrek

“Shrek”: as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)

O poder da internet é realmente algo “monstruoso”! Por várias semanas consecutivas, Shrek vem sendo um dos assuntos mais comentados no mundo virtual. A animação foi um sucesso estrondoso em sua estreia, há 20 anos atrás! Depois disso, ganhou mais três filmes, que geraram lucros absurdos.

Com a ideia de reformular os contos infantis para o “público adulto”, Shrek acompanha as aventuras do herói mais fora do padrão de todos os tempos. Em quatro filmes, o ogro já passou por diversas situações inimagináveis. Resgatou a princesa que guarda um segredo assustador, enfrentou um ditador e um príncipe, treinou para ser rei, ganhou três filhos e ainda foi parar em uma realidade alternativa! Tudo isso com piadas inteligentes, fazendo qualquer um morrer de rir.

Na época do lançamento, foi considerado um dos melhores filmes do ano. Inclusive, ganhou o Oscar de Melhor Animação, em 2002. No Brasil, foi dublado impecavelmente por Bussunda, do programa humorístico Casseta & Planeta. Infelizmente, com a morte do ator, foi substituído a partir do terceiro filme. Mas porquê a animação está fazendo sucesso novamente? Bom, isso você irá descobrir a seguir, pois reunimos as cinco perguntas mais buscadas no Google sobre Shrek, e respondemos todas elas.

1# ONDE ASSISTIR?

A euforia recente em torno de Shrek se dá ao fato de que as animações estrearam em dois streamings diferentes, Netflix e Telecine. Confira abaixo quais filmes cada plataforma oferece:

  • NETFLIX: Shrek 1, 2, 3 e 4
  • TELECINE: Shrek 1 e 2

Obs: temos link exclusivo para você aproveitar o melhor do Telecine por 30 dias grátis. É só clicar aqui.

Shrek
Shrek explicando para Burro que ogros são como cebolas, em cena hilária do primeiro filme

2# O QUE SIGNIFICA O NOME SHREK?

O ogro mais amado do cinema foi vagamente baseado em Shrek!, livro ilustrado e escrito por William Steig. Foi lançado em 1990, quando o artista tinha 83 anos. O nome escolhido é originado da palavra iídiche shreklekh, que significa “horrível”, em inglês. Além disso, há também o termo alemão schrecklich, que pode ser traduzido como algo “terrível”. Ambas remetem diretamente ao que as pessoas sentiram se visse um ogro em sua frente, na vida real.

Shrek
“A gente já chegou?” Fiona, Burro e Shrek indo para o reino de Tão Tão Distante

3# EXISTE UM SHREK NA VIDA REAL?

Vale lembrar que ogros são criaturas mitológicas do folclore europeu. São retratados como gigantes de aparência grotesca e ameaçadora, que se alimenta de carne humana. Porém, há boatos de que Maurice Tillet, uma estrela da luta livre dos anos 40, foi o rosto que serviu de inspiração para criar Shrek. Não dá para negar que, em termos de aparência, a semelhança é impressionante entre os dois.

Shrek
O lutador Maurice Tillet foi reconhecido como campeão dos pesos-pesados pela American Wrestling Association de Boston, na década de 40

4# SHREK É UMA ANIMAÇÃO DA DISNEY?

Essa dúvida é a mais clássica de todas. Mas Shrek não é um filme dos estúdios Disney. A animação foi lançada em 2001, pela DreamWorks Pictures/PDI, sob o comando do diretor Andrew Adamson (de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa).

Anos depois do lançamento do primeiro filme, o produtor Jeffrey Katzenberg revelou que Shrek não apenas salvou a empresa financeiramente, como deu à DreamWorks Animation uma imagem grandiosa no mercado. Um verdadeiro sucesso!

Shrek, Fiona e os trigêmeos, no quarto filme da franquia

5# A ANIMAÇÃO TERÁ MAIS CONTINUAÇÕES?

A quarta aventura do ogro foi Shrek Para Sempre: O Capítulo Finalque estreou em 2010. Nele, foi prometido a conclusão das histórias envolvendo todos os personagens. E de fato, cumpriu o que prometeu.

Por ser uma franquia muito bem sucedida, os produtores estão trabalhando em um novo filme. Quando a Universal Studios adquiriu os direitos da DreamWorks Animation, ouve um grande interesse em lançar mais animações com o ogro. O que se sabe até o momento, é que Shrek 5 está previsto para estrear em 2022 ou 2023. Porém, nenhum detalhe da trama ainda foi revelado.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também: