Você deveria fazer exercícios 6 dias por semana?

“De tempos em tempos, alguém chega para mim e pergunta por que malho 6 dias por semana. É uma pergunta razoável. Mas eu costumo respondê-la com outra pergunta: por que eu não deveria?”

As palavras estão num artigo do instrutor Tony Horton, guru do fitness nos Estados Unidos.

Para Horton, ao exercitar-se seis vezes por semana, você está criando um excelente hábito. Que, rapidamente, se tornará uma parte do seu estilo de vida.

Algumas pessoas dirão: “Mas eu não preciso realmente malhar seis vezes por semana, certo?” Não necessariamente. Mas Horton nota: você não dorme todas as noites? Não come todo dia? Por que não incorporar o exercício físico à sua rotina, então?

“Se você ficar muito tempo sem dormir”, ele diz, “o resultado não será bonito. E, quando você finalmente acordar de uma boa noite de sono, vai sentir-se revitalizado e revigorado. Exercitar-se constantemente traz o mesmo resultado para nós.”

Horton tem propriedade para falar do assunto: ele é o criador do P90X, um dos programas de fitness mais populares dos Estados Unidos.

“Mire na lua com seus objetivos”, Horton diz. “Mesmo que você erre, vai pousar entre as estrelas. Não se contente com o mínimo. Se você vai fazer algo, use toda a sua habilidade para tentar o melhor.”

Outro ponto citado pelo instrutor é que, quando você se compromete com os exercícios, acaba cuidando melhor de diferentes aspectos da sua vida. Como a alimentação, por exemplo. Você não vai sair de uma sessão cansativa de treino e se encher de fritura ou açúcar, vai?

“Se você quer experimentar uma vida saudável e alcançar grandes resultados, isso pede planejamento, determinação e comprometimento”, afirma ele.

Sua sugestão é pendurar um calendário na parede e ir riscando de vermelho todos os dias que você fizer exercícios, para enxergar claramente a evolução.

“Um grande empreendedor disse, certa vez, que obstáculos são as coisas que nós vemos quando tiramos os olhos do objetivo. Então fique focado. Crie o hábito de quebrar os limites e desafiar-se. Afinal, se você não começar essa jornada de autoaperfeiçoamento, quem vai fazer por você?”

PS: Não deixe de procurar um profissional para auxiliá-lo no planejamento dos seus treinos, para diminuir os riscos de lesão. Treinar 6 dias por semana é intenso, portante é preciso fazê-lo com sabedoria, intercalando sempre exercícios diferentes.

VÍDEO EM DESTAQUE