Legenda

Você está pensando no futuro?

O ano de 2013 está chegando.

E, se o mundo não acabar até lá,você já planejou o que fará no futuro?

A chave para o sucesso é o planejamento e o estabelecimento de metas. É óbvio que há certas coisas impossíveis de se prever. Os geniais (e sortudos) Mark Zuckerberg e Bill Gates não poderiam antecipar, ao abrirem seus negócios, o ganho estratosférico que hoje têm. Mas sem estes dois fatores — planejamento e estabelecimento de meta — de nada valeria a genialidade (e a sorte) deles.

Conheço muitos profissionais da minha área que não possuem uma meta, um objetivo — e nem sequer imaginam onde estarão daqui a três, cinco anos. Isto é inconcebível no mundo dos negócios. E medicina é, como toda profissão, um negócio.

Então pergunto: e você, cowboy? Sabe onde estará nos próximos anos? Ou não tem nada planejado? Já está na hora de pensar no futuro. E, caso você precise de ajuda, elaborei um guia que pode te ajudar com isso. Siga os 4 passos abaixo em um papel de rascunho e, depois, passe tudo a limpo e guarde numa gaveta. Ou armazene em nuvem, como preferir.

1º PASSO: IMAGINE GROSSEIRAMENTE

  • Você trabalha como caixa de banco. Está fazendo alguma faculdade ou pós-graduação? Tem pretensão de ascender na empresa? Pretende continuar vivendo sempre no Brasil? Quer sair das casa dos seus pais? Tem um casamento ou filho a vista? O primeiro passo é estabelecer estes traços grosseiros do planejamento, marcos importantes que poderão definir o que você fará.

2º PASSO: ESTABELEÇA OBJETIVOS

  • Definindo os traços de que falei acima, defina seus objetivos para o futuro. Se formar, comprar apartamento, carro, casar, etc, etc. Seu planejamento dependerá de seus objetivos.

3º PASSO: FAÇA METAS

  • Curto prazo: Elas devem ser cumpridas no prazo de alguns meses a um ano. Trabalhar para terminar de pagar um carro, fazer uma viagem ao exterior, concluir uma faculdade, coisas assim.
  • Médio prazo: Devem ser realizadas em um período de 3 a 5 anos. Geralmente incluem concluir uma pós, juntar determinada quantia em dinheiro ou mudar-se de apartamento.
  • Longo prazo: Pode parecer um exagero, mas ter objetivos bem estabelecidos para daqui dez anos ou mais é o que mostra realmente quais os seus maiores desejos. Pretende estar trabalhando ainda na mesma firma? Ou já sera dono de sua própria empresa? Poderá diminuir o ritmo? Estará aposentado? É a meta menos precisa e mais geral de todas.

4º PASSO: REVEJA AS SUAS METAS SEMPRE

  • Não é porque você definiu uma meta que deve segui-la cegamente a todo custo. Ela é um norteador, que precisa ser modificado de acordo com os seus desejos e ocorrências imprevisíveis da sua vida. Gosto de rever minhas metas anualmente e faço desde 2010 uma experiência interessante: escrevo para mim mesmo no futuro, dali a dez anos, falando quais meus desejos e objetivos para este período. Não lembro em detalhes, mas sei que boa parte das últimas três cartas mudou.

Aproveito para deixar aqui registrado que espero, para daqui a dez anos, ter uma carreira bem sucedida, tanto como médico, quanto como escritor (ainda como colunista do El Hombre), e com família constituída. E talvez um Golden Retriever no jardim de casa.